Energia eólica residencial aliada a economia de energia convencional
Artigo: Energia eólica residencial aliada a economia de energia convencional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vijunior • 29/10/2014 • Artigo • 617 Palavras (3 Páginas) • 521 Visualizações
TRABALHO INTERDISCILINAR DIRIGIDO II
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
ENERGIA EÓLICA RESIDENCIAL ALIADA A ECONOMIA DE ENERGIA CONVENCIONAL
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
Autores: Allan Carvalho de Siqueira, Hillairy Luiza Silveira Nogueira, Lays Souza Miranda, Lucca Americano da Silva, Nasra Silva Crivellari, Vilmar Rodrigues Junior.
Professor TIDIR Orientador: Elida Jussara da Costa
Professores Co-orientadores: Fischer Stefan Meira, Ive Silvestre de Almeida, Warley Leal de Souza.
1. TEMA: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA
2. SUBTEMA: FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA
3. IDENTIFICAÇAO DO PROBLEMA DESAFIO TÉCNICO
A energia elétrica é algo necessário para o desenvolvimento da sociedade, o crescimento econômico de um país. Nos últimos anos temos visto a escassez de recursos tradicionais para a geração de energia elétrica, como por exemplo, grandes períodos de estiagem, fazendo com que os reservatórios de hidrelétricas fiquem quase vazios, gerando racionamento de água e o medo de um novo racionamento de energia. Outro problema seria o impacto ambiental causado. Diante de tal cenário, pesquisas têm sido realizadas a fim de amenizar a situação gerando fontes alternativas de energia. A energia eólica de pequeno porte, ou residencial tem sido utilizada como alternativa para composição à matriz energética do país. Algumas empresas brasileiras já estão investindo em aerogeradores residenciais para funcionamento junto à rede elétrica.
4. OBJETIVO
Este trabalho apresenta uma forma sustentável de produzir energia eólica em residências com armazenamento dessa produção, de modo que o consumidor possa reter essa energia produzida para o próprio consumo em dias de pouco vento ou ser um fornecedor da rede convencional recebendo assim desconto na conta de energia elétrica proporcional ao excedente transferido para a rede pública. Outra questão é apresentar a tecnologia da turbina eólica de eixo vertical mais adequada à geração de energia eólica em áreas urbanas por aceitar ventos em várias direções para seu funcionamento. Mostraremos as vantagens e desvantagens da geração de energia eólica residencial bem como seus aspectos críticos e viabilidade econômica.
5. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Pensando em melhorar a questão de fornecimento e alimentação da rede elétrica, no dia 17/04/2012 a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), criou o Sistema de Compensação de Energia, que permite que as distribuidoras usem a energia proveniente de pequenos geradores instalados em residências. A energia que não for usada pelo consumidor poderá ser transferida para a rede da distribuidora local gerando desconto proporcional ao transferido. Essa troca só vale para geradores que utilizam fontes incentivadas de energia e inclui microgeração de até 100 quilowatts de potência e minigeração de 100 quilowatts a 1 megawatt (ANEEL, 2012).
Como
...