Eng Software
Pesquisas Acadêmicas: Eng Software. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: g.g2406 • 27/5/2013 • 853 Palavras (4 Páginas) • 496 Visualizações
1.1 ENGENHARIA DE SOFTWARE
Disciplina de engenharia relacionada com todos os aspectos da produção de software, desde os estágios iniciais de especificação do sistema até sua manutenção, depois que este entrar em operação.
A engenharia de software não está relacionada apenas com os processos técnicos de desenvolvimento de software, mas também como atividades como o gerenciamento de projeto de software e o desenvolvimento de ferramentas, métodos e teorias que apóiem a produção de software.
1.2 ENGENHARIA DE SISTEMAS
É a atividade de especificação, projeto, implementação, validação, implantação e manutenção de sistemas sociotécnicos. Os engenheiros de sistemas não se preocupam apenas com software, mas também com hardware e as interações do sistema com usuários e seu ambiente.
1.3 SISTEMAS SOCIOTÉCNICOS
São sistemas empresariais com a finalidade de auxiliar na conquista de alguma meta organizacional ou de negócios. Isso pode significar aumentar as vendas, reduzir o material usado na fabricação, coletar impostos, manter a aeronave segura etc.
Os usuários do sistema são pessoas influenciadas pela forma como a organização é gerenciada e pelas suas interações com outras pessoas dentro e fora da organização.
Portanto, quando estiver tentando compreender os requisitos de um sistema sociotécnico, você precisa compreender seu ambiente organizacional.
1.4 DIFERENÇAS ENTRE ENGENHARIA DE SOFTWARE E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
A Ciência da Computação diz respeito às teorias e aos métodos que constituem a base de computadores e sistemas de software, enquanto a engenharia de software se dedica aos problemas práticos da produção de software.
1.5 DIFERENÇAS ENTRE ENG. DE SOFTWARE E ENGENHARIA DE SISTEMAS
A engenharia de sistemas diz respeito a todos os aspectos do desenvolvimento e da evolução de sistemas complexos, nos quais o software desempenha um papel importante.
Portanto, ela está relacionada ao desenvolvimento de hardware, projeto de políticas e de processos e implantação do sistema, assim como a engenharia de software.
1.6 MÉTODOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE
Um método de engenharia de software é uma abordagem estruturada para desenvolvimento de software, cujo objetivo é facilitar a produção de software de alta qualidade dentro de custos adequados.
Exemplos:
• Análise estruturada – orientada a funções
• Análise Orientada a Objetos – OO
• UML – Unified Modeling Language
Todos os métodos estão baseados na idéia de modelos de desenvolvimento de um sistema, que pode ser representado graficamente, e na idéia de uso desses modelos como especificação e projeto de um sistema.
Os métodos incluem um número de componentes diferentes.
1. DESCRIÇÕES DE MODELOS DE SISTEMA
Ex. Modelos de objetos, modelos de fluxo de dados, modelos de entidades etc
2. REGRAS
Ex. Cada entidade em um modelo de sistema deve ser um único nome.
3. RECOMENDAÇÕES
Ex. Criar o Diagrama de Fluxo de dados a partir do diagrama de Contexto.
4. GUIA DE PROCESSO
Ex. Atributos de objetos devem ser documentados antes de definir as operações associadas com um objeto.
1.7 ATRIBUTOS ESSENCIAIS DE UM BOM SOFTWARE
Os atributos essenciais não estão associados diretamente com o que o software faz.
Na verdade, refletem o comportamento do software:
• Enquanto este está em execução,
• Quanto à estrutura,
• Quanto à organização do programa fonte,
• Quanto à documentação associada.
Ex: Tempo de resposta do software a uma consulta do usuário e a facilidade de entendimento do código do
...