Engenharia De Software
Artigo: Engenharia De Software. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pliniomatos • 13/10/2014 • 569 Palavras (3 Páginas) • 504 Visualizações
ENGENHARIA DE SOFTWARE
Antes de qualquer coisa para entendermos o que é a engenharia de software e porque ela foi criada temos que falar sobre o produto que essa área trabalha no caso o software. Ele é uma das tecnologias que desde 1950 teve um crescimento rápido e é de fundamental importância no cenário mundial.
O software pode ser definido como uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas, mas temos varias outras definições.
Segundo PRESSMAN (2011), o software consiste em: “(1) instruções (programas de computador) que, quando executadas, fornecem características, funções e desempenho desejados; (2) estruturas de dados que possibilitam aos programas manipular informações adequadamente; e (3) informação descritiva, tanto na forma impressa como na virtual, descrevendo a operação e o uso dos programas”.
Hoje o software está presente em diversos sistemas de todas as áreas: transportes, medicina, telecomunicações, militar, industrial, entretenimento, máquinas de escritório. E cada vez que ele ganha mais importância, é inerente que os profissionais da área tenta desenvolver maneiras e tecnologias que o torne mais fácil, rápido, barato de desenvolver e manter programas de computadores alta qualidade. Visto todos esses desafios surgiu à engenharia de software.
A Engenharia de software segundo Fritz Bauer “é a criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter softwares econômicos que sejam confiáveis e que trabalhem eficientemente em maquinas reais”. Já IEEE desenvolveu uma definição mais abrangente que é “(1) aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificável, para desenvolvimento, operação e manutenção do software, isto é a aplicação da engenharia ao software. (2) Os estudos de abordagens como as de (1)”. (PRESSMAN, 2006).
A Engenharia de software é uma técnica que visa auxiliar o processo de desenvolvimento do software possibilitando a qualidade e sucesso do desenvolvimento com um baixo custo e maior produtividade para as equipes de desenvolvimento e para isso ela usa de planejamento, processos sistemáticos, gerenciamento e controle.
Contatando que o software está incorporado em todos os aspectos da nossa vida, que os requisitos de tecnologia de informação estão cada vez mais complexos, que indivíduos, negócios e governos dependem cada vez mais do software para decisões estratégicas e táticas. É evidente que o software precisa ter qualidade. Mas como definir a qualidade de software? Em geral a qualidade de software pode ser definida como: uma gestão de qualidade efetiva aplicada de modo a criar um produto útil que forneça valor mensurável para aqueles que o produzem e para aqueles que o utilizam (PRESSMAN, 2011).
David Garvin [Gar87] sugere que a qualidade deve ser considera em oito dimensões, mesmo que não tenham sido desenvolvidas especificamente para software, elas podem ser aplicadas quando se considera qualidade de software: qualidade do desempenho, qualidade de recursos, confiabilidade, conformidade, durabilidade, facilidade de manutenção, estética, percepção. Chegamos a conclusão que o “Software, em todas as suas formas e em todos os campos de aplicação, deve passar pelos processos de engenharia” (PRESSMAN,
...