Engenharia Elétrica Desenho Técnico
Por: pabiocorreia • 9/6/2015 • Trabalho acadêmico • 571 Palavras (3 Páginas) • 431 Visualizações
Faculdade Anhanguera Educacional
Unidade 3
Engenharia Elétrica
Desenho Técnico
ATPS de Desenho Técnico: Parte 2
Lucas Almeida 8409154096
Mateus Nunes 1299902612
Pabio Correia 8484195010
Watila Abreu 8412150015
Welton Frutuoso 8207977125
Professor: Sidnei Diaz
Campinas-SP
04/06/2014
Etapa 3
Passo 1
- Compare os diferentes tipos de perspectivas ortogonais axonométricas.
R: Os diferentes tipos, resultam em um feixe de projetantes paralelos com infinitas posições possíveis do objeto, considerando situações já caracterizadas que correspondem as perspectivas trimétricas, isométricas e dimétricas.
Trimétrica: Quando um objeto tem todas as faces e planos oblíquos no plano de projeção;
Isométricas: Tem ângulos de fuga em 30°;
Dimétricas: Mais conhecidas como cavaleira, tem redução de metade dos valores das medidas para a dimenção de profundidade.
- Defina quais as características da projeção cilíndrica de projetantes obliquas (perspectiva cavaleira.)
R: A face, mantem os valores reais, mas tem seus valores reduzidos pela metade nos valores de profundidade.
- Explique porque as perspectivas cônicas são mais utilizadas na arquitetura.
R: São mais utilizadas pelas formas geométricas mais acentuadas, com mais curvas, mais parâmetros, mais informações em grande escala.
Etapa 4
Passo 1
- Existem dois métodos para representações de peças em projeções ortogonais. Defina quais são esses métodos de representação, de que região eles se originam e qual é o adotado pela ABNT ?
R: Existem os métodos europeu e o americano, o americano também é chamado de 3° diedro e o europeu de 1° diedro, o europeu é o método usado pela ABNT.
- Defina qual é o objetivo principal da representação do desenho técnico através de projeções.
R: O principal objetivo é uma representação clara e objetiva, para que seja facilmente compreendida pelo técnico executor.
- A representação de peças no desenho técnico é feita principalmente com projeções ortogonais paralelas de múltipla vista. Comente e exemplifique quantas vistas são necessárias para representar um desenho técnico.
R: com vistas múltiplas, fica mais fácil a visualização e o entendimento da peça a ser feita. Há seis vistas principais mas com apenas três vistas, já facilita. São elas, a vista frontal, a vista superior e a vista lateral esquerda ou lateral direita.
- Quando existem detalhes a serem projetados que não são paralelos (obliquos) os planos de projeção, são usados, obrigatoriamente, os planos de projeção paralelos a esses detalhes, de modo a representá-los na sua verdadeira grandeza. Explique a alternativa do uso de vistas auxiliares.
R: Há tipos de peças que necessitam de muitos detalhes específicos, se usar as três vistas básicas e a peça ter muitos outros furos e detalhes, só com a utilização de outros recursos para melhorar a visualização.
Etapa 5
Passo 1
- A cotagem requer a aprendizagem de um conjunto de regras e princípios, os quais, permitem uma fácil e correta interpretação da peça, sendo imprescindível para a sua definição, fabricação e controle. Quais são os elementos de uma cotagem ?
R: São as cotas, linhas de chamadas e linhas de cotas e setas.
- Qual é a regra a ser seguida quanto a orientação das cotas ?
R: As cotas são orientadas em relação a legenda da folha do desenho.
- A organização de cotas em um desenho esta intimamente ligada a finalidade do desenho e aos métodos de fabricação e controle utilizados. Cite os tipos de cotagens relacionados no capitulo estudado.
R: Tipos de cotagens: Cotas de linhas de fuga, cotas de linhas paralelas, cotas de furos e cotas de cortes.
...