Engenriaria De Sofwtw
Monografias: Engenriaria De Sofwtw. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marlon123456 • 13/6/2013 • 1.018 Palavras (5 Páginas) • 400 Visualizações
Informações – ATPS
Etapa 1
Para a primeira etapa, no que diz respeito à reunião que se sugere fazer com o cliente
(professor), considerem, por favor, o texto abaixo, compreendendo os requisitos de
usuário para a CLIVET, como o resultado de uma consulta ao cliente sobre aquilo que
este deseja de maneira mais abstrata (característica de um requisito de usuário) para o
sistema. Essa descrição também servirá para etapas mais adiante.
Nos passos 2 e 3, remetendo à aula em que vimos três metodologias de processo de
software, vocês devem me entregar a tabela 1 em que extraem pelo menos cinco
características de três metodologias e as compara entre si, naquilo que cada uma se
propõe a reger o processo de desenvolvimento e a tabela 2, onde discutem as vantagens
e desvantagens de se utilizar esse modelo no contexto do software da CLIVET.
Lembrando que já fizemos um exercício semelhante a esse em sala de aula.
Requisitos de usuário – CLIVET
Um sistema de gerenciamento de uma clínica veterinária. O sistema deve ser
capaz de cadastrar clientes, bem como seus respectivos bichos de estimação. O cadastro
dos bichos de estimação deve ser bem detalhista, com informações sobre raça, cor,
preferências, alimen
tação, etc. O sistema deve permitir visualizar um histórico dos
registros de serviços prestados tanto para o cliente, quanto individualmente para cada
bicho de estimação. Deve também permitir cadastrar todos os serviços prestados pela
clínica, acompanhado do preço e tempo de entrega do serviço. A alteração dos preços
dos serviços, bem como a concessão de descontos para os clientes só deve ser permitida
via autorização dos gerentes comerciais. O sistema deverá controlar também o
pagamento dos serviços, permitindo a geração de relatórios de clientes inadimplentes
sempre que o tempo de inadimplência ultrapasse 20 dias. Temos a necessidade de
implantação em nossa única loja, nos cinco computadores, e a urgência maior é no
cadastro de clientes e de animais.
Etapa 01
Desenvolvimento
Diagramamos duas tabelas, para a apresentação ao nosso cliente;, nós resolvemos escolher entre as 3 metodologias inicialmente propostas, a que julgamos ser melhor pelo comportamento de nosso cliente, e pelo que julgamos que o cliente quer / espera do software.
Tabela I: requisitos das metodologias.
Tabela I: requisitos das metodologias. Clássico (cascata) Prototipação Scrum
Exige extensa documentação p p Pp*
Software é facilmente modificado / expansível: PP p P
Gerar um protótipo / beta: np p P
Exige excelentes/experientes programadores: p p P
Cálculo do fator risco: np np P
Fácil cálculo do tempo de entrega do software pp na P
Onde: P = possui; PP = possui parcialmente; NA = não se aplica ; NP = não possui.
* = se o cliente desejar é feito; porém não é uma característica da metodologia
** = a menos que a empresa já conte com excelentes programadores; em teoria, não é necessário.
Vamos, agora, apresentar uma tabela comparativa entre as três metodologias:
Tabela II: comparação entre as metodologias.
Vantagens Desvantagens
Clássico (cascata) *É muito utilizado;
*Minimiza o tempo de planejamento;
*Funciona bem com equipes tecnicamente mais fracas;
*É linear. *Perde-se muito tempo com documentações, nem sempre necessárias;
*Projetos chegam a levar muitos meses para serem concluídos;
*Cliente só vê o programa em funcionamento ao final de todo o processo;
*Não necessita de uma equipe bem integrada, o que pode gerar falhas ou incapacidade do programa ser atualizado;
*Não tem análise de risco.
Prototipação:
*Trabalha com um protótipo do software;
*Cliente recebe uma versão protótipo do mesmo, para utilização e testes;
*Pode ser utilizado quando a comunicação com o cliente não é completa;
*Facilmente atualizável;*Bom para softwares com mudanças de requisitos constantes.
*Cliente pode se contentar com o protótipo, e esquecer a versão final;
*Impossível determinar com exatidão o tempo que o processo vai durar;
*Não há formas de saber o número de iterações necessárias;
*Muitas vezes, o protótipo acaba atrapalhando o desenvolvimento da versão final;
*Não há análise de risco..
Ágil / Scrum:
*É ágil;*Utiliza análise de risco;
*Focado na negociação
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