Engrenagens
Trabalho Universitário: Engrenagens. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 7018brd • 15/9/2013 • 262 Palavras (2 Páginas) • 873 Visualizações
ENGRENAGENS
A engrenagem é o elemento mecânico composto de rodas dentadas que se ligam a um eixo rotativo, ao qual imprimem movimento.
As engrenagens operam aos pares, os dentes de uma encaixando nos dentes de outra.
Para transmitir movimento uniforme e contínuo, as superfícies de contato da engrenagem devem ser cuidadosamente moldadas, de acordo com um perfil específico.
Se a roda menor do par (o pinhão) está no eixo motor, o trem de engrenagem atua de maneira a reduzir a velocidade e aumentar o torque.
Se a roda maior está no eixo motor, o trem atua como um acelerador da velocidade e redutor do torque.
TIPOS DE ENGRENAGEM
As engrenagens não só apresentam tamanhos variados, mas também se diferenciam em formato e tipo de transmissão de movimento. Dessa forma, podemos classificar as engrenagens nos seguintes tipos:
ENGRENAGENS CÔNICAS
É empregada quando as árvores se cruzam; o ângulo de interseção e geralmente 90°, podendo ser menor ou maior. Os dentes das rodas cônicas têm um formato também cônico, o que dificulta a sua fabricação, diminui a precisão e requer uma montagem precisa para o funcionamento adequado. A engrenagem cônica e usada para mudar a rotação e a direção da força, em baixas velocidades.
ENGRENAGENS RETAS
Os dentes são dispostos paralelamente entre si em relação ao eixo. É o tipo mais comum de engrenagem e o de mais baixo custo. É usada em transmissão que requer mudança de posição das engrenagens em serviço, pois é fácil de engatar. É mais empregada na transmissão de baixa rotação do que na de alta rotação, por causa do ruído que produz.
Exemplo: Marcha Ré dos Veículos
...