Ensaio de Adensamento Endométrico
Por: HELENAGS • 6/9/2022 • Artigo • 3.763 Palavras (16 Páginas) • 122 Visualizações
|
Ensaio edométrico com solos na região norte do Brasil
Antonio Marcos da Silva araujo
Discente do curso de Engenharia civil, Universidade Federal do Acre-UFAC, Rio Branco, Brasil,
Antonio.araujo@sou.ufac.br
Everson Luiz Goulão de Araujo Junior
Discente do curso de Engenharia civil, Universidade Federal do Acre-UFAC, Rio Branco, Brasil, eversongoulao@outlook.com
Gabriel da cunha oliveira
Discente do curso de Engenharia civil, Universidade Federal do Acre-UFAC, Rio Branco, Brasil
Gabrilcunha18.ac@gmail.com
Gustavo Gomes dos Santos
Discente do curso de Engenharia civil, Universidade Federal do Acre-UFAC, Rio Branco, Brasil
2018ggomes@gmail.com
MatheusMacedo de Almeida
Discente do curso de Engenharia civil, Universidade Federal do Acre-UFAC, Rio Branco, Brasil
Matheus.macedo@sou.ufac.br
RESUMO: O solo é composto de partículas sólidas e espaços vazios, os quais podem estar parcialmente ou totalmente preenchidos com água. As deformações dos solos podem ser atribuídos, de maneira genérica, a compressão das partículas sólidas, compressão dos espaços vazios do solo com a expulsão da água, compressão da água ou fluidos existentes nos vazios dos solos. Os solos da região norte do Brasil, em grande parte, são predominantemente argilosos, cuja composição torna-o mais fortemente ligado, garantindo ao terreno um alto nível de compactação natural. Todavia esse tipo de solo demanda cuidados da construção civil, uma vez que ele se torna muito maleável se adicionado água, podendo gerar alguns problemas nas edificações e obras, no momento da execução das fundações. Devido à complexidade do comportamento desse tipo de solo, observar seu comportamento granulométrico e de densidade é essencial, bem como conhecer suas propriedades, através dos ensaios laboratoriais como o edométrico. Procedimentos técnicos, para a utilização, ou não, em processos relacionados à Engenharia Civil, seja esse uso em obras de terra, pavimentação, fundação seja em qualquer outra, dentre os procedimentos e processos, para a utilização do solo garantem a segurança e qualidade das fundações e estruturas das construções.
Palavras-Chave: Ensaio Edométrico, Compressibilidade do Solo, Densidade do Solo.
ABSTRACT: El suelo está compuesto por partículas sólidas y espacios vacíos, los cuales pueden estar parcial o totalmente llenos de agua. Las deformaciones del suelo se pueden atribuir, de forma genérica, a la compresión de partículas sólidas, compresión de vacíos del suelo con expulsión de agua, compresión de agua o fluidos existentes en los vacíos del suelo. Los suelos de la región norte de Brasil son predominantemente arcillosos, cuya composición los hace más fuertemente ligados, garantizando al terreno un alto nivel de compactación natural. Sin embargo, este tipo de suelo requiere cuidado en la construcción civil, ya que se vuelve muy maleable si se le agrega agua, lo que puede generar algunos problemas en edificaciones y obras, al momento de las cimentaciones. Debido a la complejidad del comportamiento de este tipo de suelos, es fundamental observar su comportamiento granulométrico y de densidad, así como conocer sus propiedades, mediante ensayos de laboratorio como el edométrico. Procedimientos técnicos, para uso o no, en procesos relacionados con la Ingeniería Civil, ya sea este uso en movimiento de tierras, pavimentación, cimentación o cualquier otro, entre los procedimientos y procesos, para el aprovechamiento del suelo garantizan la seguridad y calidad de los cimientos de las edificaciones. y estructuras.
Keywords: Edometric Test, Soil Compressibility, Soil Density.
1 Introdução
O solo, como muitos materiais, se submetido a uma força externa sofre deformação para suportá-la. Por isso, na engenharia civil, é determinante conhecer as propriedades do solo, já que toda construção/edificação necessita de uma fundação sólida, resistente e não moldável (GUTIERREZ, 2005).
Algumas caracteristicas do solo definem a solidez de uma estrutura. Duas condições do solo, compressibilidade e adensamento, influenciam diretamente na solidez de estruturas, cujas deficiencias podem gerar vários problemas, como o recalque, por exemplo, que é provocado pelo excesso de carga sobre o solo, podendo causar trincas, rachaduras, fissuras e até mesmo o o afundamento da edificação (BALDEZ, 2013).
Para fazer a analise da compressibilidade e adensamento dos solos é preciso quantificar as deformações e o tempo que elas demoram para ocorrer. Para isso, utiliza-se os ensaios laboratoriais realizados sobre amostras representativas do solo. O ensaio laboratorial que permite identificar os parâmetros do solo, que definem sua compressibilidade, chama-se Ensaio Edométrico (BARAN, 2014).
O ensaio edométrico ou ensaio de adensamento lateralmente confinado, é um estudo realizado com objetivo de medir as propriedades mecânicas dos solos, ou seja, como o solo se comporta quando exposto a uma carga. O ensaio define o coeficiente de adensamento, importante informação para o dimensionamento das fundações de uma obra (MARAGON, 2018).
Na região norte predomina o solo argiloso, cuja composição pode conter até 30% de argila, tornado-o mais fortemente ligado, garantindo ao terreno um alto nível de compactação natural (BARBOSA et al, 2020).
No entanto, esse solo demanda cuidados da construção civil, uma vez que ele se torna muito maleável se adicionado água, podendo gerar alguns problemas nas edificações e obras, no momento da execução das fundações. Ainda, pela grande possibilidade da existência de lençóis freáticos ou pela alta incidência de chuva (BARBOSA et al, 2020).
...