Ensaio de Determinação da Massa Especifica do Solo
Por: Von Rommel • 9/5/2019 • Relatório de pesquisa • 2.266 Palavras (10 Páginas) • 768 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
Relatório de Mecânica dos Solos I contendo:
Ensaio de Determinação da Massa Especifica do Solo;
Ensaio de Granulometria Conjunta;
Ensaio dos Limites de Consistência.
Docente:
Salim Fraiha Neto.
Discente:
Isaque Guerreiro Lima (201506740113).
Belém – Dezembro/2016
INTRODUÇÃO GERAL
O comportamento do solo em relação a transmissões das cargas tem grande importância para a engenharia civil, por isso é necessário um conhecimento mais aprofundado. A mecânica dos solos tem o objetivo do estudo minucioso das características dos solos, através de estudos teóricos e práticos em ensaios laboratoriais.
O relatório a seguir é resultado de ensaios realizados no Laboratório de Engenharia Civil (LEC) na Universidade Federal do Pará. Com base na conceituação teórica obtidas em sala de aula, pode-se analisar os resultados de caracterização de uma determinada amostra de solo através dos ensaios de determinação da massa especifica do solo, granulometria conjunta e limites de consistência.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
⦁ Ensaio de Determinação da Massa Especifica Real do Solo.
Isaque Guerreiro Lima (201506740113)
Belém – Dezembro/2016
⦁ INTRODUÇÃO:
A massa específica real de um solo é o valor médio da massa específica dos seus grãos, com os seus vazios não sendo computados. Esse valor é necessário para o cálculo do ensaio de sedimentação e a determinação do índice de vazios e demais índices físicos do solo. O fundamento teórico desse ensaio é o princípio de Arquimedes, segundo o qual um corpo submerso num líquido desloca um volume deste igual ao volume do próprio corpo.
⦁ OBJETIVO:
Determinar o valor da massa especifica real das amostras de solo passante a peneira de 2mm.
⦁ EQUIPAMENTOS E MATERIAIS:
⦁ Estufa;
⦁ Cápsula;
⦁ Balança;
⦁ Picnômetro de 500 a 1000 cm³;
⦁ Termômetro graduado;
⦁ Água Destilada;
⦁ Amostra de Solo.
⦁ PROCEDIMENTO EXPERIMENTUAL:
Para a realização deste ensaio, foi necessária a preparação da amostra de solo conforme a NBR 6457. Em seguida, foram pesadas amostras de solos úmidas em capsulas, levadas a estufa para que elas fossem secadas e depois pesadas novamente, determinando assim o teor de umidade que é a razão entre o peso da água em um certo volume e o peso da parte sólida da amostra neste mesmo volume.
Após isso, foi pesado o picnômetro sem e com 50 gramas da amostra de solo, adicionado um volume de água até cerca da metade do volume do picnômetro e colocado na estufa por volta de 10 minutos para retirar todo o ar resistente entre as partículas do solo. Em seguida, o picnômetro ficou em repouso até a sua temperatura estabilizar e foi pesado.
Com todos os dados anotados, foi calculado a densidade real do dos grãos com a formula (Pp-Pps)/ (Pp-Pps)-( Ppsa- Ppa), onde Pp é o peso do picnômetro, Pps é o peso do picnômetro com o solido, Ppsa é o peso do picnômetro com o solido e água e Ppa é o peso do picnômetro com água.
⦁ RESULTADOS:
⦁ TEOR DE UMIDADE:
O valor do teor de umidade da amostra foi calculado a partir da média de umidade das amostras contidas nas três cápsulas, conforme a tabela abaixo.
DENSIDADE REAL DOS GRÃOS:
O valor da densidade real dos grãos foi calculado a partir dos dados da tabela a esquerda, dando um resultado de 2,60 g/cm³. Formula usada: (Pp-Pps)/ (Pp-Pps)-( Ppsa- Ppa), onde Pp é o peso do picnômetro, Pps é o peso do picnômetro com o solido, Ppsa é o peso do picnômetro com o solido mais a água e Ppa é o peso do picnômetro com água.
⦁ CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O ensaio de determinação de massa especifica do solo tem grande importância, pois ele é necessário para que o ensaio de sedimentação seja feito e para determinar os demais índices do solo contido na amostra. A densidade real do grão da amostra de solo foi de 2,60 g/cm³, logo o volume cubico de solo utilizado foi de 130 cm³ ou 0,13 litros.
Apesar do teor de umidade e a densidade real dos grãos terem sido determinados, houve algumas discordâncias com os ensaios feitos em relação a NBR 6508, onde, a água a ser usada deveria ser destilada e não retirada diretamente da torneia como ocorreu no experimento. Além de que o ensaio para determinar a densidade real deveria ser feito, no mínimo, mais uma vez para que pudesse ser feito uma média aritmética para saber se o ensaio foi satisfatório ou não.
⦁ BIBLIOGRAFIA:
⦁ ABNT NBR 6508 – Determinação de Massa Especifica.
⦁ ABNT NBR 6457 – Preparação para Ensaio de Caracterização do Solo.
⦁ MACHADO S.L, FÁTIMA M. M. Mecânica dos solos I. UFBA. Escola Politécnica.
...