Ensaio de Flexão
Por: Gabriel Ribas • 14/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.901 Palavras (12 Páginas) • 380 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC[pic 1]
CENTRO PLANALTO NORTE – CEPLAN
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – HABILITAÇÃO MECÂNICA
ANDREY LEZAN NITZ
GABRIEL PERALTA RIBAS
LUCAS BARROSO DE MATTOS
LUIS FELIPE VASCONCELOS CONTI
ENSAIO DE FLEXÃO
SÃO BENTO DO SUL/SC
2015/
ANDREY LEZAN NITZ[pic 2]
GABRIEL PERALTA RIBAS
LUCAS BARROSO DE MATTOS
LUIS FELIPE VASCONCELOS CONTI
ENSAIO DE FLEXÃO
Trabalho de Ensaio de Flexão entregue ao Curso de Engenharia de Produção Habilitação Mecânica do Centro Planalto Norte, da Universidade do Estado de Santa Catarina, como requisito parcial para a média semestral na disciplina de Ciência dos Materiais.
Orientador (a): Sandro Keine
SÃO BENTO DO SUL/SC
2015/1
RESUMO[pic 3]
Este trabalho tem por objetivo explicar de concisa e simples o que tempos por flexão, como funcionam alguns ensaios de flexão e alguns exemplos na prática de ensaios de dobramento para que se possa entender onde e para que tipo de trabalhos e materiais poderemos utilizar esse tipo de tratamento específico a determinados materiais com o objetivo de verificar quais as variáveis que devem ser consideradas no momento em que é necessário de um ensaio de flexão ou dobramento para verificar propriedades de diferentes tipos de materiais.
Palavras-chave: Ensaios de Dobramento e Flexão. Ensaios de Materiais. Ciência dos Materiais. Ensaio de Flexão.
ABSTRACT[pic 4]
This paper aims to explain in a concise and simple what times bending, how some trials flexion and some examples in the practice of bending tests so you can understand where and what kind of work and materials we can use this type of certain specific treatment materials in order to ascertain which variables must be considered at the time it is necessary bending or folding a test for verifying properties of different types of materials.
Keywords: Testing of folding and bending. Materials Testing. Materials Science. Bending test.
SUMÁRIO[pic 5]
- INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 5
- DESENVOLVIMENTO .......................................................................................... 6
- FLEXÃO .......................................................................................................... 6
- ENSAIO DE FLEXÃO ...................................................................................... 7
- ENSAIO DE DOBRAMENTO – DESCRIÇÃO GERAL E TÉCNICAS DE OPERAÇÃO .................................................................................................... 9
- ENSAIO DE DOBRAMENTO EM BARRAS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL .... 10
- ENSAIO DE DOBRAMENTO EM CORPOS DE PROVA SOLDADOS .......... 11
- APLICAÇÃO DO ENSAIO DE DOBRAMENTO EM MATERIAIS FRÁGEIS – ENSAIO DE FLEXÃO .................................................................................... 13
- OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE ENSAIO DE FLEXÃO ............................ 14
- CONCLUSÃO ..................................................................................................... 16
- REFERÊNCIAS ................................................................................................... 17
- ANEXOS ............................................................................................................. 18
- ARTIGO 1: Elastic, elastic–plastic properties of Ag, Cu and Ni nanowires by the bending test using molecular dynamics simulations …………………............ 19
- ARTIGO 2: Three-point bending test investigation of the fracture behavior of siltstone after thermal treatment ………………………………………………. 26
INTRODUÇÃO
O ensaio de flexão é realizado tanto em materiais frágeis quanto em materiais resistentes, como ferro fundido, alguns aços, alguns tipos de estruturas de concreto dentre outros materiais que, em seu uso, são submetidos a situações onde seu principal esforço é o de flexão.
Em materiais frágeis, as medidas são muito pequenas, desta forma, para determinar a tensão de flexão, são utilizadas cargas que provocam a fratura do corpo de prova. O ensaio de flexão é adotado com o objetivo de ser utilizado em materiais frágeis para determinar a tensão de flecha de ruptura e também para permitir avaliar outras propriedades mecânicas, como o módulo de elasticidade à flexão.
O objetivo deste trabalho é explanar de forma simples o que é a flexão e como funcionam alguns tipos de ensaios que podem ser realizados para se medir o módulo de ruptura na flexão, módulo de elasticidade da peça em ensaios de dobramento e em que tipos de materiais estes ensaios são mais utilizados.
DESENVOLVIMENTO
2.1 FLEXÃO
A flexão é um esforço físico sobe o material, a qual se aplica perpendicularmente ao corpo (Figura 1), podendo ocasionar certa deformação sobre a peça ou até mesmo sua ruptura, por isso a importância de submeter as peças e este procedimento, sempre tentando garantir a melhor qualidade final ao produto.
[pic 6]
Figura 1 – Força aplicada
Flexão pode ser expressa mais tecnicamente como sendo uma deformação sobre um elemento estrutural alongado de modo perpendicular ao eixo longitudinal da peça (figura 2), elemento que é bem visível em peças como vigas, placas e lâminas, porém o qual não se restringe a apenas estes materiais, abrangendo quase que toda totalidade.
[pic 7]
Figura 2 – Deformação de flexão
2.2 ENSAIO DE FLEXÃO
Os ensaios de flexão servem principalmente para determinar as especificações dos materiais e também para garantir o controle de qualidade especificado sobre o material. Esse teste ocorre geralmente com base em uma barra retangular moldada diretamente ou cortada de chapas ou perfis. O Ensaio consiste na aplicação de uma carga crescente em determinados pontos de uma barra, a execução dos testes, basicamente são feitos de dois modos, em um, o corpo de prova é apoiado sobre dois pontos e em seu centro é efetuado a aplicação de uma carga (flexão em 3 pontos), até o ponto em que a barra rompa as fibras externas ou que este apresente deformação de 5% (ou que ocorrer primeiro), (Figura 3). Neste teste mede-se o valor da carga aplicada versus a deformação máxima.
...