Equipamentos Logísticos
Dissertações: Equipamentos Logísticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marytavares • 19/3/2014 • 1.570 Palavras (7 Páginas) • 583 Visualizações
1. EMPILHADEIRA
As empilhadeiras são equipamentos para carregar cargas, e são divididas em diversos grupos, de acordo com otipodeempilhadeira. Basicamente os grupos básicos de empilhadeiras costumam ser as empilhadeiras manuais, empilhadeiras elétricas e empilhadeiras a combustão, embora hajam diversos sub tipos de empilhadeiras.
Essa diversidade de tipos de empilhadeira se deve as diferentes necessidades de cada cliente, às diferenças de preço nos modelos, capacidade do modelo de empilhadeira, e até diâmetro para circular dentro dos corredores de porta-pallets de um galpão ou depósito.
1.1 Empilhadeira Elétrica
As empilhadeiras elétricas são equipamentos mais silenciosos em relação aos outros tipos de empilhadeiras oferecidas no mercado, sendo ideais para uso em meio da produção das empresas, operando com cargas. Dentre os modelos de empilhadeiras, as elétricas são as mais indicadas para estoques menores, pois o operador pode operar em lugares com um espaço menor mais com melhor precisão, e ambientes onde se tem um grande risco de explosão por não serem movidas a combustão, são muito mais segura para esse tipo de ambientes.
Figura 1
1.2 Uso da Empilhadeira Elétrica
Locais fechados, como frigoríficos, almoxarifados, depósitos abrigados da chuva, são sempre os mais indicados para o uso da empilhadeira elétrica. Seu funcionamento provém da eletricidade, à tornando menos potente em comparação a outras empilhadeiras de combustão, porém isso a torna extremamente mais silenciosa e por não precisar de motor, acaba obtendo um tamanho relativamente menor, onde se torna vantajoso o uso em corredores mais estreitos.
Como o nome já diz, a empilhadeira elétrica é movida a eletricidade, necessitando assim o uso de uma bateria, onde recomenda-se o uso de duas (enquanto uma está em uso, a outra estará carregando), de uma maneira que ela nunca esteja em tempo ocioso.
Figura 2
1.3 - Preços
Empilhadeiras elétricas completas (que possuem cabine para o piloto). São empilhadeiras completas em todos os aspectos, pois possuem a cabine justamente como nas empilhadeiras à combustão, sendo mais indicada para médios e grandes estoques.
Entre os modelos disponíveis no Brasil, existem empilhadeiras elétricas com capacidades de duas a sete toneladas. Os preços deste tipo de empilhadeira são os mais altos dentre o grupo das empilhadeiras elétricas, justamente por serem as empilhadeiras mais sofisticadas, e seu preço custa a partir de R$30.000,00, podendo ultrapassar os R$60.000,00, dependendo da marca e capacidade da empilhadeira elétrica.
1.4- Vantagens e Desvantagens da Empilhadeira Elétrica
Vantagens
• Silenciosa e possui menor ruído em relações a outros tipos de empilhadeiras
• Não emitem fumaças, poluentes e gases tóxicos
• Podem ser operadas em áreas de risco
• Por serem menores, podem ser usadas em corredores estreitos
• Menor custo de manutenção
• A utilização é mais barata, por usar eletricidade, já que outras empilhadeiras necessitam de combustíveis como Gás ou Diesel, que são mais caros.
Desvantagens
• É necessário que o piso seja liso e plano, tendo dificuldade em qualquer outro tipo de situação, como subidas, piso irregular, etc.
• Seu custo é mais alto
• Não recomendada a ser usada em lugares abertos
• Possuem menor velocidade de movimentação
Figura 3
2. SILOS ARMAZENADORES
Figura 4 - Fonte: www.casp.com.br
O que é um silo?
Os silos CASP são adequados para o armazenamento dos mais variados tipos de grãos, mantendo a qualidade dos mesmos e melhorando a rentabilidade de sua unidade. Fabricados em aço galvanizado com design e projeto avançado resistem esforços de vento e oferecem resistência e maior durabilidade. Disponível nos diâmetros de 5,5 metros até 27,5 metros, com capacidades de armazenagem entre 95 e 10.000 toneladas*.
2.1 Características Técnicas:
Corpo Galvanizado
A parede dos silos CASP são construídas com chapas galvanizadas corrugadas garantindo resistência e maior durabilidade.
Reforços
O corpo do silo é estruturado com reforços resistentes, adequadamente dimensionados fixados ao corpo do silo, e dimensionados dentro das normas de engenharia exigidas.
Fixação
Os silos CASP são fixados a base de concreto por meio de chumbadores tipo ancora executados em aço de alta resistência e sapatas da base, executadas em aço galvanizado, garantindo sólida fixação.
Parafusos
Para fixação entre as chapas são utilizados parafusos bicromatizados resistentes as adversidades do tempo, com porcas e arruelas de neoprene, garantindo assim a vedação do silo.
Telhado
O telhado com chapa em lance único inclinado, garante aos silos CASP melhor adequação estrutural e vedação contra umidade. São projetados para resistir a sustentação dos cabos de termometria, bem como o apoio central de passarelas no topo do silo.
Respiros
Os silos CASP são dotados de respiros, criteriosamente projetados para evitar acúmulo de impurezas e impedir a entrada de águas da chuva. Dispõem de telas de proteção para evitar a entrada de pássaros e outros animais.
Acessos
A CASP prove portas redondas de inspeção
...