Escalas em Desenho Técnico
Por: julia.comenale • 29/4/2020 • Trabalho acadêmico • 498 Palavras (2 Páginas) • 328 Visualizações
Escalas Numéricas em Desenho Técnico
A NBR 8196 publicada em 1999 é uma norma que apresenta as exigências de aplicação das escalas e formas de uso da mesma em desenho técnico.
A escala de um desenho é a relação entre as dimensões do desenho e as dimensões da peça real que está sendo representada.
Se um desenho for feito na escala 1:50, quer dizer que cada dimensão representada no desenho será 50 vezes maior na realidade, logo a cada 1 centímetro desenhado no papel será equivalente a 50 centímetros na realidade.
A relação matemática das escalas é representada por uma fração onde o numerador (D) representa as dimensões do desenho e o denominador (R) representa as dimensões reais do objeto. Escala (1:E) = D/R
Dentro do desenho técnico possuímos três tipos de escalas, sendo eles:
1. Escala de redução:
O desenho possui as dimensões menores do que as dimensões do objeto desenhado. No caso de edificações, as escalas normalmente utilizadas para a sua demonstração são as escalas de redução. Devido a sua grandeza as dimensões da peça real são significativamente reduzidas para que seja possível representa-la em uma folha de papel.
2. Escala de ampliação:
O objeto desenhado tem as dimensões maiores do que as dimensões do objeto real. Nessa ocasião as dimensões da peça são ampliadas para comporem o desenho. Temos como exemplo: para representar e visualizar com mais facilidade uma peça com dimensão de alguns milímetros, ela seria ampliada 10 vezes.
3. Escala natural ou real:
o desenho possui o mesmo tamanho do objeto desenhado: 1:1
As escalas normalmente utilizadas são as listadas a seguir:
- Para plantas de situação 1:200, 1:500, 1:1000; 1:2000
- Para plantas de localização 1:200, 1:250, 1:500
- Para plantas baixas e cortes 1:50, 1:100
- Para desenhos de detalhes 1:10, 1:20, 1:25
As escalas são classificadas em:
1) Escalas numéricas: em formato de fração, ela exibe uma relação cujo numerador é igual à unidade e o denominador é o fator de redução. A fração 1:100 é a escala numérica que nos mostra que uma parte do desenho representa 100 partes do objeto real.
2) Escalas gráficas: na maioria das vezes em que fazemos uso da escala numérica para a realização de projetos, poderemos cometer erros enganosos, além do excessivo tempo utilizado para realizar os inúmeros cálculos de conversão. Assim, fica mais prático e seguro o uso de escalas gráficas, que permitem uma leitura direta.. A escala gráfica é uma figura geométrica, seja uma linha fragmentada ou uma régua graduada, que serve para a determinação, de forma imediata a distância gráfica, uma vez que sabemos a distância real, e vice-versa.
Com a invenção do escalímetro, e sua disponibilidade para vendas pelas indústrias de itens próprios para Desenho, a utilização das escalas se tornou ainda mais fácil e frequente. Essa ferramenta
...