Espectro do Campo de Força Magnética
Por: Caio Fábio • 25/4/2016 • Relatório de pesquisa • 461 Palavras (2 Páginas) • 469 Visualizações
Sumário
- Introdução
- Objetivo
- Materiais utilizados
- Resumo
- Desenvolvimento
- Conclusão
- Anexos
- Referências Bibliográficas
- Introdução
Após o século XVIII o médico William Gilbert, pioneiro no estudo dos imãs, em certos critérios científicos, foi um dos primeiros a propor uma teoria a explicar o magnetismo. Após o século XIX, foi dada início ao estudo do eletro magnetismo por Oersted, após 1860, foram estabelecidas as leis de Maxwell onde foram sintetizados os fenômenos elétricos e magnéticos.
Foi criado com a subdivisão desta ciência onde o magnetismo se ocupava com os estudos dos materiais magnéticos, e o eletro magnetismo e relacionado aos estudos entre os fenômenos elétricos e magnéticos. No fim do século XIX foi descoberto as partículas subatômicas onde essa subdivisão deixou de existir ficando estabelecidas que os fenômenos elétricos ocorrem em seu interior.
- Objetivo
O objetivo do experimento feito em laboratório foi evidenciar as linhas de indução magnética de um modo prático para representar o campo magnético existente em uma região do espaço.
- Materiais Utilizados
Foram utilizados os seguintes materiais:
- Imãs diversos
- Folhas sulfites
- Limalha de ferro
- Recipiente para aplicar a limalha
- Resumo
Forramos uma bancada com folha sulfite e posicionamos um primeiro imã em cima, cobrimos o imã com outra folha sulfite e aplicamos a limalha de ferro aos poucos para que a mesma de adequasse as linhas de indução do campo magnético gerado pelo imã.
- Desenvolvimento
Utilizamos folhas sulfite para forrar a bancada a fim de que a limalha aplicada sobre os imãs não se dispersasse e para facilitar a coleta da mesma após o experimento.
Com a bancada já forrada, posicionamos um primeiro imã de formato em barra e o cobrimos com outra folha. Aplicamos a limalha para que a mesmo se adequasse as linhas de indução magnética do imã em barra e assim obtivemos o espectro do campo magnético como mostrado na foto a seguir:
5.1
O segundo imã que utilizamos foi um imã de neodímio retirado de um HD em formato de arco, assim obtivemos o seguinte resultado:[pic 1]
5.2
O terceiro experimento com espectro do imã, utilizamos um imã de formato “meia-lua” juntamente com um imã redondo inteiro, onde obtivemos o seguinte espectro da interação dos dois campos:[pic 2]
5.3
Para finalizar o experimento, fizemos a interação entre quatro imãs, sendo dois “meia-lua”, com polos opostos entre si, e dois circulares os apoiando, para que houvesse repulsão entre os imãs do centro. Assim obtivemos os seguintes resultados:
[pic 3][pic 4]
5.4
- Conclusão
Com este experimento pudemos evidenciar e observar as linhas de indução dos diferentes campos magnéticos formados pelos variados imãs utilizados.
Pudemos observar também que o campo magnético é tridimensional, através da limalha que ficou “de pé” em relação à superfície da folha de papel.
...