Estrutura De Dados, Banco Dados E Diagrama De Atividade.
Artigo: Estrutura De Dados, Banco Dados E Diagrama De Atividade.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Johnie • 19/4/2013 • 1.503 Palavras (7 Páginas) • 2.027 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM ANÁLISE DESENV. DE SISTEMAS – 3º SEMESTRE
JOHNIÊ DOS ANJOS ALVES
Estrutura de Dados, Banco dados e Diagrama de Atividade.
Juazeiro – BA
2012
JOHNIÊ DOS ANJOS ALVES
Estrutura de Dados, Banco dados e Diagrama de Atividade.
Trabalho apresentado ao Curso de Tec. em Análise e Dese. de Sistemas UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, atividade interdisciplinar – 3º Semestre
Orientadores: Prof. Marcio Chiavele
Prof. Polyanna P. Gomes Fabris
Prof. Roberto Nishimura
Prof. Merris Mozer
Tutor eletrônico: Ricardo M. dos Santos
Tutor de sala: Thaise Soares Silva Gama
Pólo de Apoio Presencial: Juazeiro
Juazeiro -BA
2012
Sumário
1. INTRODUÇÃO 1
2. DESENVOLVIMENTO 2
2.1 ESTRUTURA DE DADOS TIPO FILA E PILHA 2
REFERENCIAS 10
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos abranger um breve conceito aplicáveis que auxiliarão os desenvolvedores e analistas, será abordado as seguintes diretrizes: Listas lineares e seus conceitos, seus apontamentos, suas ordens de para inclusão, exclusão e pesquisa, Lista linear e suas definições e as alocações: Simplesmente encadeada e Duplamente encadeada.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 ESTRUTURA DE DADOS TIPO FILA E PILHA
Quando nos referimos à estrutura de dados dos tipos Fila e Pilha, podemos afirmar, que na verdade, são listas de informações. Uma FILA é um tipo abstrato de dados, na qual são conhecidas os aspectos essenciais de comportamento e funcionamento de um objeto sem qualquer relação com a estrutura interna do objeto, e a forma como este é implementado. Uma PILHA é uma das várias estruturas de dados que admitem remoção de elementos e inserção de novos elementos. Mais especificamente, uma pilha é uma estrutura sujeita à seguinte regra de operação: sempre que houver uma remoção, o elemento removido é o que está na estrutura há menos tempo.
2.2 FILA
FIFO – First In, First Out, que em português significa “Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair”, poisse refereà estrutura de dados do tipo fila.
A estrutura de dados fila seja a organização mais conhecida popularmente. As pessoas normalmente se organizam em filas para ser atendido em caixa de supermercado, bancos e outros exemplos que podemos entrar no dia-a-dia.
Em uma estrutura de dados do tipo FILA os dados são colocados e retirados por ordem de chegada. Na fila só podemos inserir um elemento no final da fila e a remoção do elemento ocorre no inicio.
Por Exemplo, uma impressora, uma fila de impressão, os arquivos a ser impresso são organizados por ordem de chegada, na medida em que um arquivo é impresso, o mesmo será excluído da fila de impressão automaticamente dando vez ao próximo arquivo.
2.3 PILHA
FILO – First In, Last Out, que em português significa “Primeiro a entra, Ultimo a Sair”, pois se refere à estrutura de dados do tipo PILHA.
As Pilhas são estruturas baseadas no princípio LIFO (last in, first out), na qual os dados que foram inseridos por último na pilha serão os primeiros a serem removidos. Existem duas funções que se aplicam a todas as pilhas: PUSH, que insere um dado no topo da pilha, e POP, que remove o item no topo da pilha.
Uma pilha e uma lista linear na qual o primeiro elemento é ultimo a sair, e possui apenas um apontador chamado de Topoa partir da qual os dados entram em saem dela.
Por exemplo, uma pilha de pratos guardados no armário: quando vai se utilizar sempre pega o que esta no topo da pilha, assim como, ao guardar um novo prato sempre vai sendo colocado no topo. Isso acontece por que apena uma das extremidades da pilha esta acessível.
Representação simples de uma pilha
2.4 ALOCAÇÃO SIMPLESMENTE ENCADEADA
Uma lista encadeada é uma sequencia de informações armazenada na memoria, sendo que as mesmas estão ligadas por um endereço ente si.
Lista encadeada é um conjunto de elementos que estão dispostos em uma dada organização física não linear, isto é, estão espalhados pela memória. Para organizar a lista de uma maneira que possa ser utilizada como um conjunto linear, é necessário que cada elemento do conjunto possua informações sobre seu elemento anterior e seu elemento seguinte, para exemplificar, será utilizado uma lista de pagamento que devem ser efetuado no mês. Os pagamentos são dispostos em uma ordem aleatória, isto é linear.
Esse tipo
...