Estruturas De Mercado
Pesquisas Acadêmicas: Estruturas De Mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: loninha123 • 10/7/2014 • 1.797 Palavras (8 Páginas) • 379 Visualizações
ESTRUTURAS DE MERCADO
SEGMENTO DE MERCADO: TELEFONIA MÓVEL EM MINAS GERAIS
ALUNOS:
Junelize Flavia Campos Padilha - 12.1.5651
Leticia Suely Simões Santos – 12.1.9746
Lidia Maria Pimenta – 12.1.9755
Maria Laureci Simões – 12.1.9727
Paulina Marques Da Fonseca – 12.1.9741
Rosilene Aparecida Silva Ávila – 12.1.9733
Ulisses Da Cunha Ventura – 12.1.9732
POLO DIVINOLÂNDIA DE MINAS, ABRIL DE 2013
Introdução
Este trabalho versa sobre o segmento da Telefonia Móvel em Minas Gerais, a qual estrutura de mercado pertence este segmento e demais informações sobre suas tecnologias e a importância econômica para o Estado.
O mercado é o amplo ponto de encontro entre vendedores e consumidores, cujos comportamentos são a base das estruturas reconhecidas pelos estudos econômicos como Monopólio, Oligopólio, Concorrência Perfeita e Concorrência Imperfeita.
“A Concorrência é de certo modo o tipo ideal de comportamento do mercado, onde há a produção por parte de uns tantos e consumo por parte de outros (...) sendo a sua face mais aperfeiçoada a Concorrência Perfeita” (Infoescola).
→Monopólio
Em linhas gerais é a ausência de concorrentes em determinado setor da economia, que resulta em apenas um fornecedor, constituindo assim uma forma extrema de concorrência imperfeita. Este único fornecedor impõe o preço de sua mercadoria, podendo forçar uma alta, produzindo, deliberadamente menos ou impedir a entrada de um concorrente no mercado, baixando o preço do seu produto. Grosso modo, é o “dono do mercado”.
Em um mercado de concorrência monopolística, é observado que existem muitas empresas, cada uma produzindo um determinado bem ou serviço, sem concorrência entre si, ou seja, não existe a substituição dos produtos.
Exemplo: PETROBRAS, na exploração de petróleo no Brasil.
→Oligopólio
São poucos os fornecedores de determinado produto, cada um detendo uma parcela elevada do mercado e sensíveis às alterações de preço deste mercado. Representam também uma concorrência imperfeita apesar de não tão extrema quanto o Monopólio. Os bens produzidos na estrutura Oligopólio podem ser homogêneos ou possuir alguma diferenciação e a concorrência se efetua ao nível da qualidade, garantia, fidelização à imagem e não tanto ao fator preço. Tende à formação de “Cartel”, um acordo entre esses poucos fornecedores para a manutenção dos preços em um
determinado nível que proporcione lucros a todos os controladores do mercado (prática considerada ilegal no Brasil).
Exemplo: Postos de Combustíveis.
“Muitas vezes o Oligopólio e o Monopólio são restringidos por leis, especialmente quando o produto em questão é considerado fundamental à economia.” (www.renascebrasil.com.br).
→Concorrência perfeita
É um mercado onde o número de fornecedores e o número de compradores é tão extenso, que um, por si só, não consegue afetar o preço e o comportamento do outro. Pode ser caracterizado como o modelo “ideal” da economia e exatamente por isto, não existe mercado tipicamente de concorrência perfeita. O mercado de produtos que mais se aproxima deste conceito é o de hortifrutigranjeiros.
→Concorrência imperfeita
Como exemplificado nos conceitos de Monopólio e Oligopólio, é uma estrutura de mercado onde existem varias organizações produzindo diferenciados produtos que podem ser substituídos por outros.
Telefonia Móvel
Com o surgimento do telefone, como tudo em que acontece no mundo, houve a necessidade de mudanças, de aperfeiçoamento, de desenvolvimento, aparecendo então, durante a segunda guerra mundial, o primeiro rastro do telefone móvel no mundo.
Um modelo compactado com antenas, desenvolvido pelo laboratório Bell, foi usado em Nova York, nos Estados Unidos, para a primeira chamada de um aparelho portátil, a partir daí, grandes foram às transformações dessa ferramenta de comunicação, hoje, usadas por milhões de pessoas em todo o mundo, não só para fazer ligações, mas também para navegar na internet, consultar mapas, assistir televisão, escutar musica, GPS e mil e uma coisas.
→
Ericsson MTA, considerado o Celular moderno.
primeiro telefone celular.
Telefonia Móvel em Minas Gerais
Cada vez mais acessível a todos, a telefonia móvel se tornou um grande marco no sistema de comunicação em todo o mundo. Com o avanço da tecnologia, os sistemas de telefonia, abaixam cada vez mais os custos dos aparelhos e das prestações de serviços, enfatizando o crescimento constante desse setor. O telefone é um meio pratico utilizado para a comunicação, seja no mundo dos negócios ou no âmbito pessoal.
Minas Gerais tem 100% de cobertura de telefonia celular, sendo essas disputadas por quatro empresas de grande porte, quais sejam, Vivo, Claro, Oi e TIM.
De acordo com o governo de Minas, no quadro geral de cobertura de telefonia móvel no Brasil, Minas Gerais figura na 18° posição, índice abaixo da média nacional de 59%. “Além da realidade econômica destas regiões, dois fatores que contribuem
para esse índice são a topografia acidentada e o fato de Minas ter o maior número de municípios do país”, (Brumer).
Em Minas Gerais, as empresas de telecomunicações nacionais e internacionais mantém uma estrutura com 16,1 milhões de linhas moveis, com capacidade e tecnologia para aumentar a oferta.
O mercado de telefonia celular expressa uma perspectiva de expansão bem superior ao da telefonia fixa. Hoje após o Programa implantado “Minas Comunica”, o numero de assinantes da telefonia móvel já é 200% maior do que os assinantes da telefonia fixa. Com o apoio do Governo de Minas, investindo na infraestrutura e na qualidade de vida do mineiro, o celular passou a ser instrumento de segurança e trabalho para os seus usuários.
Segundo dados divulgados pela Anatel, esse setor de telecomunicação gerou nos últimos 06 anos mais de 311 mil empregos,
...