Estudo De Caso Fernando Tigre
Monografias: Estudo De Caso Fernando Tigre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: D.Aires • 16/5/2014 • 540 Palavras (3 Páginas) • 1.733 Visualizações
QUESTÕES
1-Quais foram os principais desafios enfrentados por Fernando Tigre ao assumir a presidência da São Paulo Alpargatas?
R- A desconfiança da diretoria e dos funcionários da empresa, pois já não acreditavam na capacidade de Tigre de reerguer a empresa.
2- Quais foram os fatores que contribuíram para a falta de motivação entre os trabalhadores?
R- Conservação dos traços antiquados, estratégia ultrapassada, organização ineficiente, comunicação falha e centralização excessiva.
3- Quais as características dos grupos de trabalho que Fernando Tigre encontrou quando assumiu a presidência da Alpargatas? Qual foi o seu impacto no ambiente de trabalho?
R- Tigre encontrou uma equipe pouco unida, pois os membros estavam ligados apenas em decorrência das tarefas e pela autoridade e hierarquia que os regiam. Isso resultava em um ambiente de trabalho muito “pesado”, sem descontração alguma, gerando conflitos entre os membros.
4- Quais foram as medidas tomadas para mudar o comportamento dos funcionários?
R- Tigre incentivou a aceitação de mudanças e estimulou a criatividade entre os funcionários.
5- Distinga entre as várias medidas adotadas, aquelas que podem ser consideradas fatores higiênicos e fatores motivacionais, segundo Herzberg.
R- Herzberg verificou e evidenciou através de muitos estudos práticos a presença de que dois fatores distintos devem ser considerados na satisfação do cargo; são eles: os Fatores Higiênicos e os Motivacionais.
"Fatores motivadores" (que levam a satisfação): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo;
"Fatores higiênicos” (que levam a insatisfação): a insatisfação no cargo é função do ambiente, do salário, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo, enriquecimento do cargo (ampliar as responsabilidades).
6- Quais as abordagens teóricas de motivação melhor ajudam a compreender o caso ?
R- A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. De acordo com essas abordagens teóricas a Teoria da contingência (tecnologia e ambiente) é o modo de como adequar o comportamento do líder às circunstâncias da situação, tendo como fatores valores, experiências, expectativas dos líderes; maturidade; expectativas dos liderados; tipo de trabalho; cultura organizacional, expectativas superiores e pra este caso foi a melhor, pois o modelo
...