Estudo Traços De Personalidade
Exames: Estudo Traços De Personalidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kilder • 16/9/2013 • 711 Palavras (3 Páginas) • 589 Visualizações
Resumo: Teoria dos Traços de Personalidade
A mais antiga concepção de liderança – a teoria dos traços – procurava identificar os traços de personalidade que diferenciavam a grande pessoa das massas. A história da humanidade oferece vários exemplos: Jesus Cristo, Moisés, Gengis Khan, Átila o huno, Pedro o Grande, Napoleão, Getúlio Vargas.
Graças às diferenças individuais, esses traços – inteligência, assertividades, coragem, astúcia ou algo assim – seriam responsáveis pelo comportamento de líderança.
Certas competências relacionadas com a eficácia de liderança, como:
1. Impulso ou motivação íntima para perseguir objetivos.
2. Motivação para liderar, que é o uso de poder socializado para influenciar pessoas.
3. Integridade, que inclui confiança e vontade de translatar palavras em ações.
4. Autoconfiança para fazer as pessoas se sentirem confiantes utilizando várias maneiras de impressioná-las.
5. Inteligência, que é geralmente focada na habilidade de processar informação, analizar alternativas e descobrir oportunidades.
6. Conhecimento do negócio, para que as idéias geradas ajudem a organização a sobreviver e ser bem-sucedida.
7. Inteligência emocional baseada em uma personalidade automonitorada, com forte qualidade na sensibilidade às situações e a habilidades de adaptar-se às circunstâncias quando necessário.
Uma listagem de habilidades de liderança críticas para o sucesso na economia glabal inclui necessariamente as seguintes competências:
1. Flexibilidade Cultural: nos negócios internacionais, esta habilidade se refere à atenção e sensibilidade cultural. Nas organizações domésticas, as mesmas habilidades parecem ser críticas para o sucesso à luz da crescente diversidade. Os líderes devem possuir habilidades não somente para gerencias, mas sobretudo para reconhecer e celebrar o valor da diversidade em suas organizações.
2. Habilidades de comunicação: os líderes eficazes são hábeis em comunicar, seja na forma escrita, oral ou não-verbal.
3. Habilidades relacionadas com pessoas: como as pessoas são parte da eficácia da liderança, as habilidades de desenvolver um clima de aprendizado, desenhando e conduzindo programas de treinamento, transmitindo informações e experiências, acessando resultados, proporcionando aconselhamento de carreira, criando mudança organizacional e adaptando material de aprendizagem.
4. Criatividade: solução de problemas, inovação e criatividade proporcionavam a vantagem competitiva no mercado global de hoje. O líder deve possuir as habilidades não somente de criatividade pessoal, mas também proporcionar o clima que encoraje a criatividade das pessoas e que ajude as pessoas a serem criativas.
5. Autogerenciamento do aprendizado: esta habilidade se refere à necessidade de aprendizado contínuo com novos conhecimentos e habilidades. Em tempos de mudanças dramáticas e competitividade global, os líderes devem continuamente mudar a si mesmos. Eles devem ser auto-aprendizes.
O líder deve possuir certas habilidades básicas para poder conduzir e incentivar pessoas na organização, tais como:
1. Habilidades de caráter: com as quais demonstra integridade através do autoconhecimento, sensibilidade,
...