Estudos Disciplinares 1
Casos: Estudos Disciplinares 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nelcyjunior • 21/3/2015 • 235 Palavras (1 Páginas) • 1.045 Visualizações
Pergunta 1 "Todos os números racionais podem ser expressos como quociente de dois inteiros. Contudo, π não pode ser expresso como quociente de dois inteiros. Portanto, π não é um número racional. Evidentemente, π é um número. Logo, existe pelo menos um número não racional.Forma padrão desse argumento, exceto:
Resposta Selecionada: e. Existe pelo menos um número não racional. Respostas: a. Todos os números racionais podem ser expressos como quociente de dois inteiros. b. π não pode ser expresso como quociente de dois inteiros. c. π não é um número racional. d. π não é um número. e. Existe pelo menos um número não racional.
Pergunta 2 (ESAF) Se Beto briga com Glória, então Glória vai ao cinema. Se Glória vai ao cinema, então Carla fica em casa. Se Carla fica em casa, então Raul briga com Carla. Ora, Raul não briga com Carla. Logo:
Resposta Selecionada:
a. Carla não fica em casa e Beto não briga com Glória.
Respostas:
a. Carla não fica em casa e Beto não briga com Glória. b. Carla fica em casa e Glória vai ao cinema. c. Carla não fica em casa e Glória vai ao cinema. d. Glória vai ao cinema e Beto briga com Glória. e. Glória não vai ao cinema e Beto briga com Glória.
Feedback da resposta:
Resposta: a
Lembramos que a contrapositiva de p → q é equivalente a q →p. Daí, teremos se Raul não briga com Carla, então Carla não fica em casa.
Pergunta 3 Dados os argumentos a seguir, identifique os dedutivos e os indutivos:
I. Todo homem é mortal.
Sócrates é um homem.
Sócrates é mortal.
II. Frequentemente quando chove fica nublado.
0 em 0,5 pontos
0,5 em 0,5 pontos
0,5 em 0,5 pontos
20/03/2015 Blackboard Learn
data:text/html;charset=utf8,%3Cul%20id%3D%22content_listContainer%22%20class%3D%22contentListPlain%22%20style%3D%22margin%3A%2020… 2/7
Está chovendo.
Está nublado.
III. Se chove molha a rua.
Está chovendo.
A rua está molhada.
Resposta Selecionada:
c. I – dedutivo; II – indutivo; III dedutivo
Respostas:
a. I – dedutivo; II – dedutivo; III dedutivo b. I – indutivo; II – indutivo; III indutivo c. I – dedutivo; II – indutivo; III dedutivo d. I – dedutivo; II – dedutivo; III indutivo e. I – indutivo; II – indutivo; III dedutivo
Feedback da resposta:
Resposta: c
Não podemos nos esquecer que o processo dedutivo parte do geral para o particular, tal como acontece em I e III, e o processo indutivo é processo inverso.
Pergunta 4 Esta sequência de palavras segue uma lógica: Pá Xale Japeri Uma quarta palavra que daria continuidade lógica à sequência poderia ser:
Resposta Selecionada:
b. Anseio.
Respostas:
a. Casa. b. Anseio. c. Urubu. d. Café. e. Murada.
Feedback da resposta:
Resposta: b
A ordem de apresentação das palavras devese à ordem alfabética das vogais. Em “pá” aparece a vogal “a”, em “xale”, aparecem as vogais “a” e “e”, em “japeri” são dispostas em ordem alfabética as vogais “a”, “e” e “i”. Assim, das alternativas, a única palavra que apresenta as vogais já dadas (a/e/i/) e a
0,5 em 0,5 pontos
20/03/2015 Blackboard Learn
data:text/html;charset=utf8,%3Cul%20id%3D%22content_listContainer%22%20class%3D%22contentListPlain%22%20style%3D%22margin%3A%2020… 3/7
posterior “o” é “anseio”.
Pergunta 5 Leia os argumentos a seguir e assinale a alternativa correta. I. "Todos os X são Y; todos os Y são Z; logo, todos os X são Z."
II. "Na escola A, 5/6 dos professores são doutores; X leciona em A; logo, X é doutor."
Resposta Selecionada:
d. O primeiro é um exemplo canônico de um argumento classificado como válido pela lógica dedutiva. O segundo é um argumento que não é classificado como válido pela lógica dedutiva, denominado indutivo.
Respostas:
a. Ambos são argumentos dedutivos. b. O primeiro é um exemplo canônico de um argumento indutivo. O segundo é um típico argumento dedutivo. c. O segundo argumento apenas estaria correto com a redação seguinte: "Na escola A, 5/6 dos professores são doutores; X leciona em A; logo X não é doutor." d. O primeiro é um exemplo canônico de um argumento classificado como válido pela lógica dedutiva. O segundo é um argumento que não é classificado como válido pela lógica dedutiva, denominado indutivo. e. Devido à linguagem específica da lógica, ambos os argumentos são indutivos.
Feedback da resposta:
Resposta: d
O argumento I parte de uma ideia geral e aplica a uma situação particular, por isso é dedutivo; o argumento II, por sua vez, faz o processo inverso (do particular para chegar ao geral), marcando, então, o raciocínio indutivo.
Pergunta 6 Na relação entre as premissas expressas em linguagem natural e a conclusão, qual
...