Etapa 3 E 4 Programação Estruturada I
Artigo: Etapa 3 E 4 Programação Estruturada I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thalykllr02 • 26/11/2013 • 2.295 Palavras (10 Páginas) • 291 Visualizações
Etapa 3 (Passo 1)
Recapitulando a função system, é possível alterar o título da janela do aplicativo utilizando o comando system(“title nome desejado”). Assim como mudar o plano de fundo e cor das letras, utilizando o comando system(“color número hexadecimal”). A tabela abaixo contém as possíveis combinações dos dígitos hexadecimais para se alterar plano de fundo e cor da letra no aplicativo:
Valores hexadecimais
Números referentes ao plano de fundo
Valores referentes às letras
0 = Preto
A = Verde claro
1 = Azul
B = Verde água claro
2 = Verde
C = Vermelho claro
3 = Verde água
D = Lilás
4 = Vermelho
E = Amarelo claro
5 = Roxo
F = Branco brilhante
6 = Amarelo
7 = Branco
8 = Cinza
9 = Azul claro
Etapa 3 (Passo 2)
Com a finalidade de tornar mais interessante e funcional o programa, poderemos fazer uso das estruturas de repetição. Estruturas estas muito importantes e demasiadamente, utilizadas nas diversas programações. São fundamentais para se executar uma ou quantas vezes forem necessárias, as instruções implementadas. São elas: “FOR, WHILE e DO-WHILE”.
Utilizaremos a função do-while para que sejam dados quantos “loops” forem necessários, enquanto uma condição não for satisfeita. Neste caso específico, enquanto a opção “S” não for selecionada, os comandos serão repetidos. Utilizando parte do programa em desenvolvimento, a sintaxe é a seguinte:
#include
int main()
{
do{
linhas internas de comandos...
}while (condição a ser satisfeita);
return 0;
}
Para melhorar ainda mais a aparência, pode-se implementar função system(“cls”), onde esta apagará os comandos já executados, e retornará ao menu inicial, devido à repetição do bloco de comandos.
#include
int main()
{
do{
linhas internas de comandos...
system(“\n\npause”);
system(“cls”);
}while (“condição a ser satisfeita”);
return 0;}
Etapa 3 (Passo 4 – Relatório 4) – Algoritmos avançados
Nesta etapa serão dispostas as técnicas de cálculos e os algoritmos utilizados para elaboração dos itens da calculadora avançada: fatorial, conversão binário para decimal e decimal para binário. Para o cálculo de fatorial, as variáveis fat e z serão do tipo float (real). A variável fat é inicializada com o valor 1 e recebe-se do usuário o valor digitado no teclado (z). A estrutura de repetição for(), com incremento de 1 unidade, inicializa a variável de controle (i) com o valor a ser calculado, que será incrementado a cada iteração. Na primeira iteração, a variável fat acumula seu valor atual, que é 1 multiplicado pela valor da variável i. Nas demais iterações, fat acumula o produto do seu valor atual com o valor de i incrementado, até que i seja menor ou igual ao número digitado pelo usuário.
Para a opção de exponenciação, nesta etapa, utilizaremos, como forma
alternativa, a estrutura de repetição for(), em vez da função já pronta, por(a,b) da biblioteca math.h. As variáveis declaradas i, a, b, exp=1, serão do tipo inteiro. Serão digitados os números da base e do expoente pelo usuário depois, este aperta a tecla ENTER, e então, serão lidos os dados digitados. A variável de controle assume o valor de 1 (uma) unidade. A estrutura de repetição for(), com incremento de 1 unidade, inicializa a variável de controle (i) com o valor a ser calculado, que será incrementado a cada iteração. Nas repetições, a operação exp*=a será repetida até que i seja menor que exp, declarada para o valor do expoente. Atingida a condição, o laço termina e é executada a próxima linha de comando, que imprimirá o resultado final da operação. Na captura de tela 04, é apresentado um exemplo do algoritmo desenvolvido:
Captura de tela 04
3.11 Etapa 4 (Passo 2)
Uma das funcionalidades deste programa é a conversão de binário em decimal e decimal em binário. Esta utilidade é mais uma ferramenta de que o usuário dispõe. Para o desenvolvimento da função de binário para decimal, novamente faremos uso da estrutura de repetição do-while. As variáveis declaradas são: i, num do tipo inteiro; e dec=1. Pede-se para o usuário digitar o binário a ser convertido (números 0 ou 1) e depois é feita a leitura deste número, guardada na variável num. As variáveis i e dec assumem o valor de 01 (uma) unidade. Entra-se no loop do-while onde temos as seguintes linhas de comando:
...do
{
dec = dec+(num%10)*i;
i = i*2;
num = num/10;
}
while(num!=0);
...
Como pode ser observado nas linhas acima, explica-se que as instruções serão repetidas até que se satisfaça a condição da variável num ser diferente de 0.
A outra funcionalidade, á a conversão de número decimal em binário. Para esta etapa do programa, usaremos a função ITOA, disponível na biblioteca stdlib.h. Esta função é responsável por converter números inteiros em strings (cadeia de caracteres). Sua sintaxe é a seguinte:
...