Evolução De Sistemas
Dissertações: Evolução De Sistemas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: natielinha • 9/6/2013 • 781 Palavras (4 Páginas) • 331 Visualizações
A Evolução dos Sistemas Operacionais Parte 1
OUT 19
Publicado por Dan_Atilio
Bom dia gente. Começo hoje uma nova série de matérias, dividas em 4 partes, sobre a história dos Sistemas Operacionais e Computadores em si, acompanhando a Geração dos SOs (Geração dos Computadores).
Primeiramente, essa série de matérias será dividida em 4 partes, a primeira, irei falar da primeira e segunda geração dos computadores, na segunda parte, irei focar apenas na terceira geração, na terceira parte irei falar sobre a geração atual (a quarta) e na última parte irei mostrar a evolução dos principais SOs (Linux, Windows, Mac OS, etc).
$> Antes das Gerações:
Antes da existência de qualquer computador, já existia um desejo de ter ferramentas práticas que pudessem nos ajudar no dia-a-dia, com isso foram criados equipamentos como o ábaco (2000 a.C.) e a calculadora mecânica Pascal (~ 1600), visando facilitar a vida de pessoas e fazer os cálculos mais rápido do que ficar escrevendo e pensando. Com esse intuito começaram a desenvolver cada vez mais máquinas e equipamentos focados nisso, mas eles eram só mecânicos.
Máquina Pascal
Com a chegada da eletrônica, a tendência foi melhorar esses equipamentos, tornando-os melhores, pois com a mecânica, se tinha uma máquina poderosa, mas não tinha tanto poder de cálculo, juntaram então a eletrônica com a mecânica, e começou a criação de máquinas que uniam ambas, assim surge a primeira geração de computadores.
Essa junção se tornou possível graças ao modelo do John von Neumann. Que criou um modelo de funcionamento que até hoje é usado como modelo e base.
Arquitetura de Von Neumann
No ano de 1924 surge a IBM que mais tarde iria se tornar uma grande empresa na fabricação de computadores.
$> Primeira Geração: Geração das Válvulas (Bugs) – 1937 até 1955
Tecnologia: Válvulas (Bugs)
Características: Grande consumo de energia e instabilidade no funcionamento, sendo que ocorreia um super aquecimento devido a muitas válvulas e depois de horas, o funcionamento parava.
Aplicação: Campo científico e militar
Descrição: Nesta geração, não havia um conceito de Sistema Operacional, todo o trabalho era feito com linguagem de máquina (linguagens que interpretavam código binário composto por 0 e 1), pensando nisso e para facilitar a vida de desenvolvedores, surge o Assembly, uma linguagem de programação que fazia a ponte entre a máquina e o programador. Como no início dessa geração não havia uma linguagem de programação que aproximasse o programador do baixo nível do hardware, geralmente quem operava o computador, também fazia as rotinas, e incluia recursos (todos limitados), por código binário.
Pelo fato de não haver S.O., as máquinas só continham instruções para execução de contas específicas, como por exemplo, se um país mandasse uma bomba às 7h da manhã para um outro, que horas iria chegar, com qual velocidade, analisando o clima?… Por isso a Segunda Guerra Mundial propulsou a criação da primeira geração.
Com isso surge o ENIAC, para fazer esses cálculos.
Lembrando que o primeiro computador digital não foi o ENIAC, e foi o Mark 1 (criação da Universidade de Harvard com a IBM).
Uma curiosidade desta geração é de
...