Evolução dos desenhos e o desenho projetivo elétrico
Por: Gabriel Filipe • 3/9/2015 • Trabalho acadêmico • 446 Palavras (2 Páginas) • 464 Visualizações
Evolução dos desenhos e o desenho projetivo elétrico
- INTRODUÇÃO
No período pré-histórico,os homens representavam as imagens visualizadas em seu cotidiano, nas mais diferentes formas, usando diferentes técnicas e materiais. Á medida que as civilizações foram evoluindo, houve um avanço na comunicação e a criação da escrita, houve o surgimento do alfabeto e os desenhos começaram a se aproximar da realidade, distanciando de abstrações.
Os primeiros desenhos técnicos surgiram no séc XII (no Renascimento), e o primeiro uso do desenho técnico consta no álbum de desenho da Livraria do Vaticano, no ano de 1490, o desenhista Giuliano de Sangalo já usava planta e elevação.No século XVII, o matemático e desenhista francês Gaspar Monge (1746-1818) criou um sistema utilizado na engenharia militar com o uso de projeções ortogonais, ou seja, um sistema capaz de representar as três dimensões de um objeto, com precisão, em superfícies planas que foi publicado em 1795, cujo título era “Geometrie Descriptive ou Geometria Descritiva”, conhecida como método de monge ou geometria mongeana e é usado como a base da linguagem do desenho técnico. Essa geometria passou a retirar a expressão artística do desenho, caracterizando-o com uma linguagem técnica e precisa. Sua metodologia consiste em utilizar a épura (técnica capaz de representar o volume de um sólido) para visualizar objetos.
Por volta do século XIX, com a Revolução Industrial, a Geometria Descritiva precisava ser normalizada para que a comunicação pudesse ser feita em nível internacional. Assim, a Comissão Técnica TC 10, da International Organization for Standardization – ISO, cumpriu esse papel e tornou a Geometria Descritiva a principal forma de linguagem gráfica da engenharia e da arquitetura, sendo chamada de desenho técnico.
O desenho técnico projetivo, advém de projeções do objeto, em um ou mais planos, correspondentes às vistas ortográficas (figuras de projeções ortogonais sobre planos) e as perspectivas (figuras de projeção sobre um único plano).
A utilização do desenho como ferramenta para nas modalidades da Engenharia e da Arquitetura, fazem com que estes desenhos apresentem maiores particularidades e especificações, e assumam nomes direcionados para sua aplicação o Desenho Elétrico/Eletrônico é um deles.
Quando vamos executar uma instalação elétrica qualquer,necessitamos de vários dados que devem ser representados de acordo com a norma geral de desenhos NB-8 da ABNT, que designa ; a localização dos pontos de consumo de energia elétrica,seus comandos e indicações dos circuitos a que estão ligados; a localização dos quadros e centros de distribuição; o trajeto dos condutores e sua projeção mecânica (inclusive dimensões dos condutos e caixas); um diagrama unifilar discriminando os circuitos, seção dos condutores, dispositivos de manobra e proteção; as características do material a empregar, suficientes para indicar a adequabilidade de seu emprego tanto nos casos comuns, como em condições especiais.
...