Exercicio De Sistema Operacional
Ensaios: Exercicio De Sistema Operacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JECPereira • 21/2/2015 • 3.785 Palavras (16 Páginas) • 554 Visualizações
FACULDADE LOURENÇO FILHO
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
(NOTURNO)
LISTAS DE EXERCÍCIOS
SISTEMA OPERACIONAL
TRABALHO AV2
Prof.:Edmilson
Aluno:João Eudes
Mat.: 3113125
FORTALEZA, ABRIL/2014
FORTALEZA - 2014
LISTA I
1º) Por que dizemos que existe uma subutilização de recursos em sistemas monoprogamáveis?
Porque neste tipo de sistema, enquanto um programa aguarda por um evento, como a digitação de um dado, o processador permanece ocioso, sem realizar qualquer tipo de processamento. A memória é subutilizada caso o programa não a preencha totalmente, e os periféricos, como discos e impressoras, estão dedicados a um único usuário, nem sempre utilizados de forma integral.
2º) É só o processador que é subutilizado ou são só entradas e saídas que são sub-utilizados, ou são ambos? Explique sua resposta.
Ambos, pois o processador espera um dado em questão sem fazer nenhum processamento durante sua espera até que receba tal dado. Já os periféricos de entrada e saída também serão subutilizadas pois estarão sendo utilizados por um único usuário, porém geralmente não são utilizados de forma integral. No sistema “mono” há uma ociosidade no processo de receber uma E/S, pois ele só faz uma pergunta por vez e espera a resposta. Já no “multi” há um reaproveitamento no momento que o programa está ocioso e realiza mais requisições de E/S enquanto ele espera a resposta.
3º) Qual é a principal vantagem da multiprogramação?
É a redução de custos em função da possibilidade do compartilhamento dos diversos recursos entre as diferentes aplicações. Execução “simultânea” de vários programas.
4º) Um sistema monousuário pode ser um sistema multiprogramável? Dê um exemplo.
Sim. Pois Sistemas multiprogramáveis monousuário existem e são encontrados em computadores pessoais e estações de trabalho, onde há apenas um único usuário interagindo com o sistema. Neste caso existe a possibilidade da execução de diversas tarefas ao mesmo tempo, como a adição de um texto, uma impressão e o acesso à Internet. Este sistema gera um ambiente interativo que possibilita a diversos usuários conectarem-se ao sistema simultaneamente.
5º) O que é concorrência? Como e onde este conceito está presente nos sistemas operacionais multiprogramáveis?
Sistemas operacionais podem ser vistos como um conjunto de rotinas executadas de forma concorrente e ordenada. A possibilidade de o processador executar instruções ao mesmo tempo que as outras operações, como, por exemplo, operações de E/S, permite que diversas tarefas sejam executadas concorrentemente pelo sistema. O conceito de concorrência é o princípio básico para o projeto e a implementação dos sistemas muiltiprogramáveis.
6º) Em um sistema multiprogramado, como é que o processo que pediu entrada e saída, volta a ter sua execução? Descreva seu funcionamento.
Ao ocorrer este processo, ocorre o escalonamento de tarefas onde os dados são gerenciados pela memória e são protegidos após a entrada de dados, acontece um novo escalonamento, porém pela CPU, estes que retornam para a memória para serem armazenados e logo em seguida são enviados para o dispositivo de saída.
LISTA II
7º) Descreva o funcionamento de uma interrupção. Quando dizemos que houve uma exceção, o que isto significa?
Ao ocorrer uma interrupção. O processador acaba execução da instrução atual; Processador testa existência de interrupção; Transferência de controle (processador salva estado atual, carrega contador de programa com endereço da rotina de tratamento, transfere controle para a rotina de tratamento); Rotina de tratamento executa e acaba; Restaura estado anterior; Retorna a execução da rotina interrompida.
Quando dizemos que houve uma exceção significa que, em uma interrupção, existe um motivo pelo qual o evento foi gerado. A exceção é resultado direto da execução de uma instrução do próprio programa, como a divisão de um número por zero ou a ocorrência de overflow em uma operação aritmética.
8º) Defina o que é uma aplicação concorrente e dê um exemplo de sua utilização.
Concorrências são gerenciadas pelo Sistema Operacional, pois é ele que gerencia o acesso concorrente aos recursos de forma ordenada e protegida. Isso aplica no aumento da produtividade dos usuários e a redução dos custos, realizando diversas tarefas concorrentes ou simultâneas.
9º) Considere uma aplicação que utilize uma matriz na memória principal para a comunicação entre vários processos concorrentes. Que tipo de problema pode ocorrer quando dois ou mais processos acessam uma mesma posição da matriz? (DESCONSIDERAR)
10º) Descreva o funcionamento dos sistemas operacionais
monoprogramados e multiprogramados.
Monoprogramado: Somente um programa pode estar em execução por vez, permanecendo o processador dedicado, exclusivamente, a essa tarefa. Nesse tipo de sistema, ocorre um desperdício na utilização do processador, pois enquanto uma leitura em disco é realizada, o processador permanece ocioso. O tempo de espera é relativamente longo, já que as operações com dispositivos de entrada e saída são muito lentas, se comparadas com a velocidade do processador em executar instruções.
Multiprogramado: Vários programas podem estar residentes em memória, concorrendo pela utilização do processador. Dessa forma, quando um programa solicita uma operação de E/S outros programas poderão utilizar o processador. Nesse caso, a UCP permanece menos tempo ociosa e a memória principal é utilizada de forma mais eficiente, pois existem vários programas residentes se
...