Exercicios Sistema Operacional
Artigo: Exercicios Sistema Operacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ebfbless • 13/10/2014 • 345 Palavras (2 Páginas) • 390 Visualizações
CURSO: TÉCNICO DE REDES DE COMPUTADORES (P04)
EXERCÍCIOS: CAPÍTULO 2
É UM PROGRAMA DE COMPUTADOR QUE PERMITE A INTERAÇÃO ENTRE A BIOS, HARDWARES E PROGRAMAS APLICATIVOS ESPECÍFICOS PARA A SUA OPERAÇÃO. HARDWARE, UTILITÁRIOS/APLICATIVOS E SISTEMA OPERACIONAL.
NÃO. POIS SEM A BIOS NÃO SERIA POSSÍVEL NEM LIGÁ-LO.
POR QUE TODA VEZ QUE SURGISSE UMA VERSÃO NOVA DO SISTEMA OPERACIONAL, O FABRICANTE TERIA QUE GRAVAR NOVAS EPROMS E USUÁRIO TERIA QUE EFETUAR A TROCA DO CHIP OU SOLICITAR A UM TÉCNICO TODA VEZ QUE ISSO ACONTECESSE, O QUE SERIA MUITO DISPENDIOSO PARA AMBOS.
MODO NÚCLEO (MODO SUPERVISOR): trabalha com acesso total aos recursos da máquina e com capacidade de executar instruções de baixo nível pelas chamadas aos serviços da ROM-BIOS.
MODO USUÁRIO: nesse modo não se tem acesso a todos os recursos do computador, mas apenas àqueles que o sistema operacional oferece. Nos atuais S.O. operações de controle direto dos dispositivos ligados ao computador ou realização de entrada e saída de dados não são permitidas.
MÁQUINA VIRTUAL: consiste em esconder, do programador ou do usuário final, os detalhes de funcionamento interno do computador, característica obtida através da abstração de toda essa complexidade, oferecendo recursos e serviços que tornam a vida do programador mais fácil.
GERENTE DE RECURSOS: c controla a entrada e saída de dados, a alocação de memória para os programas, o gerenciamento da utilização do processador por cada programa que está em execução (conceito conhecido como time sharing), o acesso aos discos (leitura ou escrita de arquivos) etc. É feito sob demanda, conforme as solicitações são disparadas, o sistema operacional atende cada uma, seguindo uma determinada ordem preestabelecida.
O sistema operacional deve alocar um espaço na memória, que servirá de buffer de impressão, para maior rapidez do processo. Executar ainda uma rotina que efetivamente envie os dados para a impressora através de uma porta paralela, USB ou WI-FI e para isso entra em driver do dispositivo, que é utilizado pelo sistema operacional como um intermediário na comunicação, pois o equipamento possui recursos definidos pelo fabricante da impressora, cujo suporte não é parte integrante do sistema operacional.
...