Experimento de tensão superficial
Por: Ana luiza Simões • 12/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.800 Palavras (8 Páginas) • 254 Visualizações
FACULDADES OSWALDO CRUZ
ESCOLA SUPERIOR DE QUÍMICA – ESQ
ENGENHARIAS – CICLO BÁSICO
TERMODINÂMICA
ANA LUIZA SIMÕES
ANDRÉ PEREIRA
BEATRIZ FERREIRA
NATÁLIA FREITAS
THAMIRES SANTOS
TENSÃO SUPERFICIAL
T2A – GRUPO 6
SÃO PAULO
2018
ANA LUIZA SIMÕES - 2418113
ANDRÉ PEREIRA - 2417206
BEATRIZ FERREIRA - 2417236
NATÁLIA FREITAS – 2617073
THAMIRES SANTOS - 2717055
TENSÃO SUPERFICIAL
São Paulo
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .......................................................................................................4
2 OBJETIVO .............................................................................................................. 5
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL ................................................................6
3.1 APARELHAGEM E MATERIAIS ................................................................................6
3.2 PROCEDIMENTO ......................................................................................................8
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO .............................................................................9
4.1 RESULTADOS ..........................................................................................................9
4.2 DISCUSSÃO ............................................................................................................12
5 CONCLUSÃO ....................................................................................................... 13
6 QUESTIONÁRIO ................................................................................................. 14
REFERÊNCIAS ....................................................................................................... 15
1 INTRODUÇÃO
A tensão superficial é a força que está presente na superfície de líquidos em repouso, e diretamente ligada às forças intermoleculares. Então quando a força de atração está presente à tensão é maior, logo se for a de repulsão a tensão será menor.
Ela está presente em diversas situações do cotidiano, como um inseto que está sobre uma superfície molhada e não morre afogado devido à força presente na superfície do líquido, e outra situação muito comum é ao lavar louça, uma vez que o detergente diminui a tensão superficial e a capacidade de manter as moléculas de água unidas.
Um dos métodos utilizados é o de ascensão capilar e o método peso da gota. O primeiro método citado pode ser utilizado quando um tubo capilar é introduzido no líquido e ele sobe através do tubo.
Nesse método observa-se que duas forças atuam, a primeira força faz com que o líquido suba pelo tubo capilar, já que as moléculas do líquido estão sobre a chamada força de coesão e serão atraídas pelas moléculas das paredes do tubo. A outra é a força de adesão que é a atração que ocorre entre moléculas diferentes.
Para que a tensão superficial seja encontrada através do método descrito acima, é preciso saber a temperatura ambiente e a densidade de cada líquido utilizado para o experimento.
2 OBJETIVO
O objetivo do experimento foi determinarmos a altura da superfície externa do líquido até o menisco, para saber a altura que o líquido atingiu o capilar. E em seguida encontrarmos a tensão superficial de cada substância através do método de ascensão capilar.
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
O procedimento experimental para determinar variância da tensão superficial em diferentes líquidos, e a influência da temperatura seguiu o Método Ascensão Capilar, no qual utilizou-se o tubo capilar.
3.1 APARELHAGEM E MATERIAIS
Para o procedimento foram utilizados seguintes itens:
Figura 1: Tubo capilar
[pic 1]
Fonte: Link site splabor.
Figura 2: Pera de sucção
[pic 2]
Fonte: Os autores.
Figura 3: Régua
[pic 3]
Fonte: Link loja americanas
Figura 4: Picnômetro
[pic 4]
Fonte: Os autores.
Figura 5: Líquidos problemas
[pic 5]
Fonte: Os autores.
3.2 PROCEDIMENTO
Inicialmente foi necessária uma lavagem no capilar, afim de retirar impurezas que pudessem atrapalhar no escoamento do líquido. Onde utilizou-se uma pequena quantidade de solução sulfocrômica, água e acetona. Assim, o procedimento foi inicializado, com a montagem dos aparelhos, de modo que o tubo capilar, ficasse imerso cerca de 1cm dentro do líquido problema.
Com uma a pera de sucção, foi aspirado o líquido, na altura máxima, sem deixa-lo sair do tubo capilar e então, retirado a pera. Em seguida, foi medido com auxílio de uma régua, a altura que o líquido atingiu no capilar, entre a superfície externa do líquido e o menisco, quando seu escoamento era cessado. Para cada líquido de tensão desconhecida, foi repetido esse processo, de medição da altura do fluído, três vezes.
Com os dados dos dois líquidos medidos para 25ºC, o tubo capilar, com água, foi colocado em um banho termostático de 39,5ºC e deixado até atingir o equilíbrio térmico por 4 minutos. Retirou-se o capilar e foi realizado o processo de medição de altura por mais 3 vezes.
...