Explosões
Por: Rivanielly Lopes • 23/9/2015 • Relatório de pesquisa • 619 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
Explosões
Em uma indústria, muitos compostos em determinadas condições são passiveis de originar uma explosão. Condições essas decorrentes de uma operação normal do processo, ou surgirem a partir de situações anormais.
Uma explosão é um processo caracterizado por súbito aumento de volume e grande liberação de energia, geralmente acompanhadas por altas temperaturas e produção de gases. Ela provoca ondas de pressão ao redor do local, e de acordo com essas ondas é que são classificadas. Como:
Deflagração: Ocorre quando a velocidade da onda explosiva se encontra na ordem dos metros ou centenas de metros por segundos. A explosão vai tomar toda a superfície e dirigir-se para o interior.
Detonação: Tem uma velocidade da onda explosiva da ordem dos quilômetros por segundos. A onda propaga-se longitudinalmente.
Mecanismo de explosão
A explosão inicia-se quando um estímulo exterior provoca um aumento de energia cinética no explosivo, levando à quebra das ligações das moléculas afetadas, provocando a sua decomposição e consequente libertação de energia, propagando o efeito às moléculas adjacentes, provocando o efeito de ‘'Reação em Cadeia’’. A propagação no interior do explosivo dá-se por reação em cadeia da decomposição das moléculas, libertando energia que vai gerar a decomposição das suas vizinhas. A frente desta propagação tem o nome de onda explosiva’’, sendo a velocidade desta mais ou menos constante no explosivo e característica do mesmo, mas podendo ser alterada por diversos fatores, inclusive a energia cinética inicial aplicada. Atingindo a superfície do explosivo, esta energia é libertada para o meio envolvente do explosivo, criando, entre outros efeitos, um aumento da pressão pelo aumento brusco da quantidade de gases, criando uma ‘’onda de choque’’, ondulatória e com propagação radial e centrífuga, decrescendo a sua velocidade a partir do ponto de explosão.
Fogo e Combustão
O fogo ou combustão é um processo químico, também chamado de reação de combustão, acompanhada pela evolução de calor e luz, na qual um composto reage com oxigênio ou algum outro agente oxidante.
O triangulo de fogo, tradicionalmente chamado, é o processo de combustão onde se tem como partes o combustível, o oxidante e a fonte de ignição.
Para se avaliar a intensidade com que os fenômenos de combustão ocorram é comum utilizar alguns parâmetros como:
Limites de inflamabilidade;
Ponto de fulgor;
Temperaturas de auto-ignição;
Velocidade de queima;
Taxas de aumento de pressão em vaso fechado.
Podemos aplicar esses dados mais facilmente para gases e vapores. Porém, para pós e névoas, podem surgir dificuldades. Por esse motivo é necessário alguns dados diferentes, alguns dados de segurança são:
Temperatura segura máxima;
Quantidade segura máxima;
Nível mínimo de diluente inerte;
Influencia
...