Fazer Teste: Exame I (2014/1)
Ensaios: Fazer Teste: Exame I (2014/1). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 20190177 • 24/6/2014 • 2.330 Palavras (10 Páginas) • 3.678 Visualizações
Pergunta 1
Com o final da 2a Guerra Mundial, a geopolítica entra em uma zona de questionamentos, dado o momento histórico e os alinhamentos promovidos pela geopolítica clássica na política externa alemã. Como grande parte da literatura sobre geopolítica foi desenvolvida na Alemanha, bem como a aplicação bélica da teoria, o tema se tornou impopular no mundo acadêmico. Nesse contexto, podemos afirmar que:
a.
A criação, em 1947, do Plano Marshall marcou o começo de uma verdadeira cooperação econômica intraeuropeia. Esse plano de cooperação contribuiu de forma significativa, porque os EUA perceberam que, sem a existência de cooperação, qualquer ajuda seria inútil.
b.
A partir do final da década de 1940, com o término da 2a Guerra Mundial, a Inglaterra saiu bastante fortalecida do conflito, tornando-se a grande fornecedora de bens manufaturados para o resto do mundo. Essa proposta de comercialização contribuiu para aniquilar a proposta da geopolítica.
c.
Tanto os EUA (capitalista) quanto a URSS (socialista) tinham ideias similares para a reconstrução do equilíbrio mundial, eliminando substancialmente a rivalidade entre esses dois países pela busca da soberania mundial.
d.
Até o fim do socialismo soviético no final dos anos 1980, a proposta de estudo da geopolítica continuou esquecida, isso porque não houve problemas de acirramentos e/ou conflitos que pudessem suscitá-las.
e.
Com o final da Guerra Fria e com o desaparecimento da URSS, os temas sobre geopolítica foram definitivamente esquecidos. Nada mais foi produzido e os poucos estudos gerados centram-se na questão do poder do cidadão e do meio ambiente.
1 pontos
Pergunta 2
Uma das grandes práticas empreendidas pela Europa durante o século XV e que permitiu o avanço do sistema capitalista de produção foi:
I. A expansão de suas dimensões internacionais pelas práticas do mercantilismo.
II. A permissão do ingresso de empresas multinacionais como forma de expansão de produção.
III. O fortalecimento tanto da produção quanto do consumo interno, privilegiando questões regionais.
IV. A amplitude das transações financeiras internacionais, bem como das produtivas.
Está correto o que se afirma em:
a.
I e II.
b.
II e III.
c.
I.
d.
I e III.
e.
III e IV.
1 pontos
Pergunta 3
Diversos autores escrevem sobre os problemas causados a um país acerca de sua dívida externa. A dívida externa é, sem dúvida, um problema de enorme importância para os países em desenvolvimento, devido ao(a):
I. Custo do empréstimo.
II. Balança comercial ter produtos de baixo valor agregado.
III. Fato de representar uma grande transferência de riqueza.
IV. Pagamento dos juros e outros serviços da dívida.
Está correto o que se afirma em:
a.
I e II.
b.
II e III.
c.
I e III.
d.
III.
e.
I, II, III e IV.
1 pontos
Pergunta 4
A globalização assumiu as características básicas do capitalismo monopolista no final do século XX, integrando o capital na escala mundial e criando as empresas mundiais. Com isso, essas empresas passaram a produzir em qualquer parte do mundo, visando, fundamentalmente, à:
a.
Redução de custo e acesso ao patamar tecnológico possível.
b.
Cartelização do mercado e domínio político.
c.
Hegemonia econômica e controle social.
d.
Consolidação dos oligopólios internacionais e manipulação ideológica.
e.
Domínio militar e supremacia política.
1 pontos
Pergunta 5
“O atual processo de globalização nada mais é do que a mais recente fase da expansão capitalista. [...] Só que agora essa expansão – e esse é o dado novo – pode dispensar a invasão de tropas, a ocupação territorial, pode abrir mão, enfim, da guerra. [...] A farda agora é o terno e a gravata, pelo menos para os novos ‘executivos
...