Fenomenos De Transporte
Trabalho Universitário: Fenomenos De Transporte. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rennantm • 31/5/2014 • 900 Palavras (4 Páginas) • 374 Visualizações
INDICE
CONSIDERAÇÕES INICIAIS PAG-2
INTRODUÇÃO E EXPLICAÇÃO PAG-3
FÓRMULAS UTILIZADAS PAG-4
CÁLCULOS ENVOLVIDOS PAG-5 E 6
ANEXOS PAG- 7
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Os valores para medida de comprimento que não apresentarem unidades estão em milímetros (mm);
O sistema utilizado para as unidades de medida foi a do Sistema Internacional (SI);
Foi utilizada a nomenclatura para o tanque principal de tanque A, e para o tanque auxiliar de tanque B;
A geometria adotada para os tanques foi retangular;
Não houve cálculos de dimensionamento da bomba, redes (tubulação) e aquecedor para o projeto do sistema, pois não foi a finalidade da ATPS;
Os cálculos existentes neste projeto são referentes a ATPS;
INTRODUÇÃO E EXPLICAÇÃO
Este projeto foi baseado em análise de sistemas de aquecimento de água já existente.
Apesar de simplificado, trata-se de um sistema de aquecimento de água doce, com dois tanques (principal e auxiliar), uma bomba, um aquecedor elétrico e um sistema de controle.
O sistema de controle e composto de sensores de nível de tanque (Nível Alto [LAH] e Nível Baixo [LAL]), dois para cada tanque. Possui também dois sensores de temperatura, um na entrada do aquecedor e outro na saída, controlando a temperatura, por ajuste feito no controle principal. Os tanques, bomba, aquecedor possuem uma caixa de controle (ex: caixa 1- aquecedor), que são interligados, tendo um CONTROLE PRINCIPAL, que reúne essas informações e controla elas, garantindo o bom funcionamento do sistema.
A água do tanque principal vai para o tanque auxiliar através da teoria dos vazos comunicantes. A partir daí é aspirada pela bomba que é lançada para o aquecedor, que aquece a água a uma temperatura ajustada, baseando-se na temperatura de entrada, saída e temperatura ajustada. Esses valores são comparados, gerando um sinal de erro, que é processado, e o aquecedor novamente ajustado.
O sistema contém válvulas para o controle hidráulico. A tubulação utilizada foi de diâmetro 100 mm (DN 100) ou 4´´, com material podendo ser de aço comum. Possuindo válvulas esfera para interceptação do sistema, válvula retenção nos tanques e na bomba, para evitar que a bomba aspire em ''vazio'', evitando a cavitação da mesma.
Foi buscado neste projeto, utilizar todo conceito visto nesta disciplina até o presente momento.
FÓRMULAS UTILIZADAS
Volume de um paralelogramo:
V= base*altura*comprimento
Peso Específico:
...