Fenomenos de transporte
Por: Brunomw3 • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.138 Palavras (5 Páginas) • 289 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS
ADENILSON ALVES DOS REIS RA 7626710152
ANDERSON ALVES DOS REIS RA 7626713745
FENÔMENOS DE TRANSPORTES
Guarulhos
2015
ADENILSON ALVES DOS REIS RA 7626710152
ANDERSON ALVES DOS REIS RA 7626713745
“ATPS” FENÔMENOS DE TRANSPORTE
“Definição e Propriedades dos Fluídos”
Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Anhanguera de Guarulhos requisito parcial à obtenção de crédito na matéria de Fenômenos de Transportes.
Orientador(a): Professor Ailton
Guarulhos
2015
SUMÁRIO[pic 2][pic 3]
1 - INTRODUÇÃO 04
2 - ETAPA 01 05
2.1 Passo 02 – “Equipe” 05
2.2 Passo 03 – “Aluno” 06
2.3 Passo 04 – “Equipe” 07
3 - ETAPA 02 07
3.1 Passo 2 07
3.1 Passo 02 – “Equipe” 08
1 – INTRODUÇÃO
Primeiramente o conceito de mecânica dos fluidos é dividido em dois ramos, a estática dos fluidos e a dinâmica dos fluidos. A estática dos fluidos trata das propriedades e leis físicas que regem o comportamento dos fluidos com a sua livre da ação de forças externas, ou seja, nesta situação o fluido se encontra em repouso, já a dinâmica dos fluidos ela e composta pelo estudo e comportamento dos fluidos em regime de movimento acelerado no qual se faz presente a ação de forças externas responsáveis pelo deslocamento de massa. Dessa forma, pode-se perceber que o estudo da mecânica dos fluidos está relacionado a muitos processos industriais, e para melhor esclarecimento representa um dos pontos fundamentais para a solução de problemas geralmente encontrados nos processos industriais.
2. Etapa 01
2.1 Passo 02 – “Equipe”
- Explicar como deve ser iniciado o bombeamento, uma vez que: Matheus sugeriu que a garrafa deve ser colocada no chão (até por uma questão de segurança); João Paulo acredita que a garrafa deve ser colocada no nível do tanque para facilitar o escoamento; e o grupo de jovens acredita que a garrafa deva ser colocada acima do nível do tanque de gasolina, como modo de capturar os vapores do combustível.
Resposta: Para um bombeamento mais eficaz da gasolina, a garrafa devera estar posicionada nas extremidades do chão, pois assim haverá a diferença de altura entre o tanque e a garrafa, de tal forma que a pressão gerada irá “empurrar” o líquido para a garrafa Pet.
- Apresentar um esquema para que seja realizado o bombeamento da gasolina para a garrafa de maneira correta e coerente com os princípios físicos.
Resposta: Estaremos fazendo uma descrição detalhada logo abaixo de como se proceder nessa situação.
- Utilize um recipiente que possa conservar e possuir tampa para lacrar a garrafa devido ao composto químico.
- Posicione o recipiente perto do automóvel na superfície do piso.
- Insira uma mangueira de forma que tenho saída de ambos os lados para dentro do tanque, assopre para que forme bolhas isso indicara que a mangueira esta abaixo da superfície liquida.
- Se posicione de forma correta ao lado do veículo e posicione a mangueira na boca.
- Deixe dois dedos posicionados de forma a exerce pressão para fechar a mangueira antes do liquido atingir seus lábios.
- Puxe o ar dentro da mangueira de forma que suba o liquido e pressione a mangueira para não ter contato com o liquido.
- Retire a mangueira da boa verifique se no percurso formou bolhas, caso não haja bolhas continuar com o procedimento se não faça novamente.
- Coloque a ponta da mangueira dentro do recipiente de solte, dessa forma o liquido deverá sair do tanque para o recipiente.
- Retire a mangueira após estar completo o recipiente.
2.2 Passo 03 – “Aluno”
- Pesquisar, em livros da área, revistas, jornais ou sites da Internet, sobre a densidade e viscosidade da gasolina, e se esses parâmetros se alteram durante o dia. Verificar em que horário é mais vantajoso o abastecimento com esse combustível, baseado em propriedades físicas como densidade e temperatura. Em dias quentes a temperatura ambiente aumenta isso causa uma dilatação do volume da gasolina.
Resposta: A gasolina possui uma densidade que e dada inversamente proporcional a volume onde se posiciona, se o volume for variável e no caso ele aumente a densidade diminui assim sucessivamente. Nos dias de maior temperatura ambiente o seu volume aumenta causando a dilatação da gasolina, que leva a diminuição da sua densidade, quanto mais se está quente, mais energia as moléculas recebem, e quanto mais "energizadas" mais agitadas elas ficarão, a vibração das moléculas faz com que fiquem mais dispersas e se mexam mais, assim elas ocuparão um espaço maior.
...