Ferro Fundido Maleavel
Por: Douglas Luiz • 14/12/2021 • Exam • 528 Palavras (3 Páginas) • 351 Visualizações
Ferro Fundidos Maleável
Introdução
Dentro dos diversos tipos de Ferros Fundidos, abordaremos a classificação Maleável. Essa liga apresenta uma maior resistência a choques mecânicos e às deformações quando comparados aos Ferros Fundidos Brancos, e pode ser subdividida em duas classes: Núcleo Branco e de Núcleo Preto.
.O Ferro Fundido Maleável de Núcleo Preto é obtido através do aquecimento dos ferros fundidos brancos à faixa de 800 a 900⁰C (Zona II da figura 1) durante um tempo prolongado (cerca de 30h) e em uma atmosfera neutra (para evitar oxidações). O período em que é aquecido é suficiente para que a matriz de cementita (Fe3C) se decomponha lentamente em grafita, a qual se aloja em uma matriz austenitíca , formando nódulos irregulares.
A próxima etapa, é decisiva para a formação dessa liga, é o resfriamento da mesma (Observar a figura 4). Caso haja um resfriamento rápido, há a formação das rosetas de grafita em uma matriz perlítica (Figura 2). Entretanto, se o resfriamento até a temperatura ambiente ocorrer de forma lenta, a matriz formada é ferrítica (Figura 3).
A forma de ‘roseta’ da grafita confere uma resistência relativamente elevada, juntamente com certa maleabilidade. Geralmente é utilizado para serviços como: engrenagens, barras de ligação, bielas, rodas e outros.
[pic 1]
*Figura 1 (Diagrama Ferro Carbono)
[pic 2] [pic 3]
*Figura 2 *Figura 3
[pic 4]
*Figura 4
Já o Ferro fundido Maleável de Núcleo Branco, que também provém do Ferro Fundido Branco, passa por um tratamento térmico sob uma atmosfera oxidante, onde o carbono é removido por descarbonetação e não ocorre a formação de grafita. Isso faz com que uma solda tenha aderência, e dá a ele características semelhantes à de um aço carbono. É ideal para utilização em barras de torção, mancais tubos de escapamento e outros.
Normatização
Como são ligas de importância, foram criadas normas onde elas são classificadas, geralmente classificadas segundo os critérios de cada país.
Norma DIN
A norma alemã usa um corpo de prova determinado pela norma DIN 1692-82 e divide as ligas perante sua resistência a tração segundo as tabelas 1 e 2.
[pic 5]
*Tabela 1 – Classificação Ferro Fundido Maleável Núcleo Preto
[pic 6]
*Tabela 2 - Classificação Ferro Fundido Maleável Núcleo Branco
Norma ASTM
Já essa norma, de origem americana, classifica os Ferros Fundidos Maleáveis de acordo com sua aplicação no mercado:
- ASTM A 147 – serviços gerais para boa usinabilidade e resistência ao choque; flanges, tubos, peças de válvulas e acessórios diversos para equipamento ferroviário, equipamento naval e outros serviços pesados até temperaturas de 345°C;
- ASTM A 197 – acessórios de tubos e peças de válvulas para serviços de pressão;
- ASTM A 220 – aplicações gerais a temperaturas normais e elevadas;
- ASTM A 602 e SAE 5158 – peças de automóveis e compressores, como alojamentos de mecanismos de direção, virabrequins, bielas, certas engrenagens, tampas de mancais, componentes de transmissão automática, cubos de rodas etc.
...