Figura x - Anvisa Métodos de Higienização
Por: paulo cassiano • 19/5/2020 • Trabalho acadêmico • 719 Palavras (3 Páginas) • 197 Visualizações
4. Projeto
Esse projeto tem o intuído de utilizar a tecnologia para diminuir os riscos de infecção no ambiente hospitalar, utilizando um dispositivo com sensor de gás capaz de medir as partículas evaporadas em volta da mão do profissional da saúde.
O profissional irá posicionar as mãos abaixo do dispenser automático que irá despejar álcool em gel (70%) e realizar a assepsia das mãos
[pic 1]
Figura x - Anvisa métodos de higienização
Após realizar a assepsia das mãos, o funcionário irá colocar as mãos abaixo do dispositivo e o sensor irá ler se as partículas de gás evaporadas da mãos dos funcionário, determinado se os números de partículas estão adequadas para higienização das mãos..
Caso esteja adequada acenderá o led verde avisando que a assepsia foi feita de forma correta, caso não esteja no padrão aceitável irá acender o led vermelho sendo necessário realizar novamente a assepsia das mãos.
O profissional possuirá com ele um cartão de RFID que irá conter algumas informações sobre o profissional como seu nome, setor, turno e hora, e toda vez que realizar a assepsia das mãos irá aproximar o cartão do leitor RFID que guardara as informações do profissional e enviara para o banco de dados.
A leitura do cartão será feita por um leitor RFID com arduino acoplado no dispenser automático de álcool em gel.
Os dados coletados pelo leitor serão transmitidos para um banco de dados onde ficarão armazenados em casos de alguma investigação será possível extrair os horários, turno e nomes de quem realizou a assepsia das mãos.
Dispenser de álcool
O dispenser utilizado é automático vem equipado com um sensor de aproximação, assim que aproximar as mãos o liquido será despejado e o usuário irá realizar a assepsia das mãos, evitando o contato com o dispenser.
[pic 2]
Figura x – 4 dispenser
Arduino Mega 500
O dispositivo será composto por um Arduino Mega 500. A escolha do Arduino Mega foi devido a facilidade de se trabalhar e de sua versatilidade para pequenos e médios projetos.
[pic 3]
Figura x: Arduino
Arduino I.O
O software será utilizado o Arduino 1.8.5 por sua facilidade e funcionalidades para projetos.
[pic 4]
Figura x: Arduino
Sensor de gás MQ3
Será usado no projeto o sensor de gás MQ3, pois sua capacidade de detectar de 10 a 10.000 ppm capaz de detectar partículas de álcool.
[pic 5]
Figura x: Sensor de Gás
Leds
Será utilizado led’s da cor verde e vermelha e conectores.
[pic 6]
Figura x
Cartão RFID
O cartão RFID foi escolhido por sua facilidade pois o profissional irá aproximar o cartão perto do leitor que estará acoplado ao dispenser automatico ira realizar a leituras dos dados do cartão e enviar para o banco de dados
[pic 7]
Figura X cartão RFID
O banco de dados será feito na plataforma em Mysql, pela abrangência que a ferramenta possui.
Os dados ficaram armazenados, e em caso de alguma investigação será possível extrair relatórios para consulta em caso uma ala ser afetada.
Este projeto pode implantar uma ferramentas para ajuda e prevenção do caso de IRAS no ambiente hospitalar.
5. MÉTODO
5.1 Tipo de estudo
Este é um projeto com base em pesquisas de revisão literária, com busca em referências bibliográfica, artigos científicos, teses e dissertações. A elaboração de projeto prático possui abordagem qualitativa.
5.2 Período da Pesquisa
No 1° período de pesquisa foram utilizado artigos e referencias nos últimos anos.
Na 2° período foi realizado a montagem de projeto físico, testando as peças e ligando ao PC.
...