TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Firebird

Seminário: Firebird. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Seminário  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

História

O Firebird é descendente “direto” (filho) do Interbase 6.0 da Borland. A Borland decidiu abrir o código-fonte em 25 de julho de 2000 sob a licença IPL, Interbase Public License. O lançamento do Interbase 6.0 como fonte aberto, foi muito bem recebido pela comunidade, pois o Interbase era reconhecido mundialmente como sendo um banco de dados eficiente e que possuía uma simplicidade na instalação e manutenção do banco de dados.

Através da iniciativa de alguns ex-funcionários da Borland que tinham feito parte do desenvolvimento do Interbase, decidiram criar uma árvore dos fontes no SourceForge, em paralelo, nascendo assim o Firebird.

A partir daí, muitos usuários que apenas conhecia o Interbase, começaram a estudar o código- fonte, corrigindo diversos erros e fazendo diversas melhorias no fonte. Chegaram encontrar uma falha de segurança grave, backdoor, aonde qualquer pessoa que conhecia o usuário e senha do backdoor, tinha acesso total a máquina aonde estava instalado o Interbase.

Após algum tempo do código-fonte ser liberado pela Borland, a mesma anunciou que continuaria a vender o Interbase com algumas melhorias e recursos a mais que o código-fonte aberto tinha. Através desta medida, a diferença entre os fontes do Interbase e Firebird começou a acontecer e a dificuldade entre troca de informações entre a equipe do Firebird e a equipe do Interbase (Borland).

TIPO DE LICENÇA

O Firebird é um software livre (Open Source) para qualquer tipo de uso, ou seja, não é necessário pagar para usar ou distribuir o software , seja ele para uso comercial ou não. A Fundação FirebirdSQL coordena a manutenção e desenvolvimento do programa,sendo que os códigos disponibilizados sob o CVS da SourceForge .CVS(Concorrente Version System - Sistema de Versões Concorrentes) é um sistema controle que mantém as versões antigas do programa que está se desenvolvendo e oslogsde quem trabalhou nele e quando os arquivos foram manipulados.É útil para se controlar versões de um software durante seu desenvolvimento, oupara composição colaborativa de um documento.Já o SourceForge é um hospedador de códigos-fonte. Atua controlando e mantendo o desenvolvimento de open sources

,e atua como um repositório de código-fonte.

Limitações de memória / storage / processador / plataforma

O Firebird, apesar da sua alta capacidade de armazenamento, é um SGBD extremamente leve. O processo do servidor do Firebird utiliza cerca de 2MB de memória. Cada conexão no modelo SuperServer adiciona aproximadamente 115K ao consumo de memória do servidor. No modelo Classic, cada conexão (processo independente), utiliza 2MB de memória.

Com relação à capacidade de armazenamento, assim como outras características de um banco de dados, há que se considerar os limites teóricos e os efetivamente obtidos na prática, principalmente pelas limitações do próprio sistema operacional. O tamanho máximo de um banco de dados Firebird, que pode suportar até 32767 tabelas, é de 7TB (7 terabytes). Na versão 1.5, por exemplo, cada tabela está limitada a 30GB (em torno de 2.000.000.000 de linhas). Esse limite desaparece na versão 2.0. O número teórico máximo de clientes conectados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com