Folha de Desenho Tecnico, formatos, margens
Por: Rafael Oliveira • 9/6/2015 • Projeto de pesquisa • 589 Palavras (3 Páginas) • 1.124 Visualizações
Página 1 de 3
FOLHA DE DESENHO
Conteúdo
A folha de desenho deve conter espaços para:
- Desenho;
- Texto;
- Legenda.
- Espaço para Desenho – ocupa grande parte da folha: Os desenhos são dispostos nas ordens horizontal e vertical. O desenho principal, se houver, é colocado acima e à esquerda no espaço para desenho. O desenho deve ser executado levando-se em consideração também o dobramento a ser executado.
- Espaço para Texto – contém informações necessárias ao entendimento do conteúdo do espaço do desenho: O espaço de texto é colocado à direita ou na margem inferior da folha;
- O espaço para texto deve conter: • Explanação: informações necessárias à leitura do desenho; • Instrução: informações necessárias à execução do desenho; • Referência: informações referentes a outros desenhos e/ou documentos; • Tabela de revisão: é utilizada para registrar todas as modificações nas informações do desenho.
- Espaço para legenda – contém informação, identificação e indicação do desenho. Deve conter: Firma; unidade utilizada; Projetista ou desenhista responsável; Local, data e assinatura; Nome e localização do projeto; Conteúdo do desenho; Escala; método de projeção e etc. A legenda, conforme a NBR 10582, é usada para informação, indicação e identificação do desenho e deve ser posicionada dentro do quadro, no canto inferior direito, tanto nas folhas posicionadas na horizontal quanto na vertical, correspondendo à direção de leitura.
[pic 1]
[pic 2]
Formatos
- A escolha do formato ou dimensão da folha de papel a ser usada é da responsabilidade do desenhista ou projetista.
- Folhas de formato menor são mais fáceis de manusear, mas obrigam à utilização de escalas de redução para a representação das peças, o que pode prejudicar a sua interpretação.
- Por outro lado, selecionando formatos maiores, o problema fica solucionado, mas, quanto maior é o formato, maior será o custo de impressão e reprodução dos desenhos, aliada a dificuldade de manuseio.
Layout e Dimensões da Folha para o Desenho Técnico
- Assim como outros elementos do desenho técnico, a folha de papel também possui suas características normatizadas, de tal forma a estabelecer padrões aceitos e compreendidos em escala global. No Brasil, as características das folhas para desenho técnico são estabelecidas na ABNT - NBR 10068 (Folha de Desenho - layout e Dimensões), que considera todos os requisitos necessários à reprodução e microfilmagem dos originais. A norma especifica posição e dimensão da legenda, margem e quadro, marcas de centro, escala métrica e de referência, sistema de referência por malhas e marcas de corte.
Formato do Papel
- Será utilizado o formato da série A, sendo que o original deverá ser executado no menor formato possível, desde que não prejudique a sua clareza, podendo ser desenhado tanto na horizontal quanto na vertical. O formato de referência é o A0 de 1m²; os demais formatos derivam desse formato.
[pic 3]
[pic 4]
Margens e Quadro
As margens são delimitadas, externamente, pelo contorno da folha e, internamente, pelo quadro, que é colocado para servir como limite para o desenho. A margem esquerda será maior para permitir a perfuração e o arquivamento.
[pic 5]
FOLHA DE DESENHO
Dobramento de folhas
- O dobramento deve partir do lado direito preservando a leitura da legenda a qual deverá permanecer visível após a dobra.
- A Norma que regulamenta o dobramento dos desenhos é a NBR 13142.
- As cópias dos desenhos maiores que A4, devem ser dobradas e, em seguida, colocadas em pastas. Após dobrada, a folha de desenho deve ter as dimensões do formato A4, com legenda, geralmente, localizada no canto inferior direito, perfeitamente visível.
- Os formatos devem ser dobrados primeiramente na largura e posteriormente na altura.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com