Forno De Indução
Dissertações: Forno De Indução. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulohungria • 29/9/2014 • 453 Palavras (2 Páginas) • 454 Visualizações
Fornos de Indução com núcleo
Os fornos de indução com núcleo são hoje em dia preferidos para a fusão de metais não ferrosos, embora também se apliquem a fusão de ferros fundidos.
O forno de indução com núcleo apresenta a vantagem de seu rendimento elevado de funcionamento, pois funciona com aproveitamento de 95% a 98% de energia alimentada.
Contudo o seu maior inconveniente é necessitar a manutenção permanente de metal líquido no canal do forno, o que obriga á utilização contínua do forno ± 24 horas por dia.
Este fato dificulta também a mudança do tipo de metal a ser fundido, pois seria necessário para tanto o vasamento do metal a fim de substituí-lo pelo tipo a ser fundido, o que só pode ser feito com metal líquido fundido em algum forno auxiliar.
No caso de solidificação acidental do metal do canal, há risco de não se poder reconstituir o circuito do mesmo, sendo então necessário muito trabalho para desmontar o refratário do fundo do forno e reconstituir o canal.
Para se dar início a operação do forno ou para mudanças de tipo de metal, é preciso dispor de um forno auxiliar para fundir o metal necessário á formação do canal. Contudo, para fusão de ligas de cobre, zinco ou alumínio e mesmo para ferros fundidos de composição constante e em regime contínuo, fornos de indução com núcleo encontram grande aceitação.
Fornos de indução de baixa frequência com núcleo e canal líquido são construídos para capacidades diversas segundo o tipo de metal a fundir. Um fabricante oferece para fundição de bronzes e latões fornos desse tipo com capacidades variando entre 80 e 5000 Kg equipados para potências desde 12 a 375 KW sendo o consumo da ordem de 200 a 250 KWh/t para latões e 280 a 350 KWh/t para bronzes. Esses fornos quando utilizados para ligas leves tem assuas capacidades reduzidas a cerca de metade para potencias da mesma ordem de grandeza, variando o consumo de energia de 420 a 500 KWh/t segundo o tamanho do forno.
Quando utilizados para ferro, as capacidades de fornos e as potencias utilizadas são da mesma ordem das ligas de cobre, porém o consumo de energia se eleva a 430 a 500 KWh/t.
Com o aumento da potência utilizada pelo forno, aumenta-se a sua capacidade de fução em Kg/h. É o caso de fornos de outra fabricação destinados á fusão de ferro, cujo forno com capacidade util de 5000Kg e potencia de 1200 KW(1600 KVA) consome 440 KWh/t para uma capacidade de fusão de cerca de 3 T/h ao passo que forno de igual capacidade alimentado com 450 KW produziria 900Kg/h a quantidade de metal líquido necessária para a formação do canal equivale a 15% a 30% da capacidade útil do forno.
...