Fundamentos De Redes
Artigos Científicos: Fundamentos De Redes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danilotashyun • 9/2/2014 • 1.322 Palavras (6 Páginas) • 357 Visualizações
1) Como se pode diferenciar um Hub de um Switch baseando sua argumentação no conceito de domínios de colisão? Justifique sua resposta!
R: O hub é um dispositivo que tem a função de interligar os computadores de uma rede local. Sua forma de trabalho é a mais simples se comparado ao switch e ao roteador: o hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal. Sua liberação acontece após o sinal anterior ter sido completamente destruído.
O switch é um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Isso porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino. Dessa forma, a rede não fica "presa" a um único computador no envio de informações. Isso aumenta o desempenho da rede já que a comunicação está sempre disponível, exceto quando dois ou mais computadores tentam enviar dados simultaneamente à mesma máquina. Essa característica também diminui a ocorrência de erros (colisões de pacotes, por exemplo).
2. Como podemos definir Fluxo de Dados quanto ao processo de transmissão? Dê um exemplo prático de comunicação utilizando cada um dos tipos de fluxo de dados relacionados na sua pesquisa.
R:Simplex permite transmissão de dados trafeguem somente em uma única direção pré determinado.
Ex: Um exemplo da vida cotidiana é o sinal de campainha pode ir apenas a partir do botão para o carrilhão.
Half duplex: Em meio a transmissão duplex pode mover em qualquer direção, mas apenas uma forma de cada vez.
Transmissão full duplex funciona como o tráfego em uma rua de mão única, ocupado dois os movimentos de fluxo em duas direções ao mesmo tempo.
EX: Full-duplex é ideal para as unidades de hardware que precisam passar grandes quantidades de dados entre si, como em mainframe para comunicações de mainframe.
3) Explique cada uma das 7 camadas do modelo de referência OSI e faça uma comparação com o modelo de referência TCP/IP. Descreva, e explique porque, em qual das camadas do modelo de referência OSI atuam, respectivamente, o Roteador, Switch e o Hub.
R: É interessante notar que a ordem numérica das camadas é decrescente, ou seja, o processo começa na camada física, onde os sinais elétricos são convertidos em zeros e uns, e termina na camada de aplicação, onde atuam protocolos como o FTP, por exemplo, (File Tranfer Protocol), protocolo para troca de arquivos.
Camada Física: Como citei o anteriormente, é onde se inicia o todo processo. O sinal que vem do meio (Cabos UTP, por exemplo), chega à camada física em formato de sinais elétricos e se transforma em bits (0 e 1).Como no cabo navega apenas sinais elétricos de baixa freqüência, a camada física identifica como 0 sinal elétrico com –5 volts e 1 como sinal elétrico com +5 volts.
Camada de Enlace: Após a camada física ter formatado os dados de maneira que a camada de enlace os entenda, inicia-se a segunda parte do processo. Um aspecto interessante é que a camada de enlace já entende um endereço, o endereço físico (MAC Address – Media Access Control ou Controle de acesso a mídia) – a partir daqui sempre que eu me referir a endereço físico estou me referindo ao MAC “Address”. Sem querer sair do escopo da camada, acho necessária uma breve ideia a respeito do MAC. MAC address é um endereço Hexadecimal de 48 bits, tipo FF-C6-00-A2-05-D8. Na próxima parte do processo, quando o dado é enviado à camada de rede esse endereço vira endereço IP.
Camada de Rede: Pensando em WAN, é a camada que mais atua no processo. A camada 3 é responsável pelo tráfego no processo de internetworking. A partir de dispositivos como roteadores, ela decide qual o melhor caminho para os dados no processo, bem como estabelecimento das rotas. A camada 3 já entende o endereço físico, que o converte para endereço lógico (o endereço IP). Exemplo de protocolos de endereçamento lógico são o IP e o IPX. A partir daí, a PDU da camada de enlace, o quadro, se transforma em unidade de dado de camada 3. Exemplo de dispositivo atuante nessa camada é o Roteador, que sem dúvida é o principal agente no processo de internetworking, pois este determina as melhores rotas baseados nos seus critérios, endereça os dados pelas redes, e gerencia suas tabelas de roteamento. A PDU da camada 3 é o pacote.
Camada de transporte: A camada de transporte é responsável pela qualidade na entrega/recebimento dos dados. Após os dados já endereçados virem da camada 3, é hora de começar o transporte dos mesmos. A camada 4 gerencia esse processo, para assegurar de maneira confiável o sucesso no transporte
...