Fundição
Projeto de pesquisa: Fundição. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: airamfig • 26/10/2013 • Projeto de pesquisa • 2.972 Palavras (12 Páginas) • 452 Visualizações
Índice
Prólogo Pág. 2
Objectivo Pág. 3
Introdução a história da fundição Pág. 3
Descrição sumária da fundição Pág. 5
Processos de moldação em areia
o Introdução
o Moldação em areia verde
o Moldação em areia seca
o Moldação por vácuo
o Moldação em areia aglomerada com resinas
o Moldação em areia aglomerada em silicatos/fosfatos
Pág. 6
Pág. 8
Pág. 10
Pág. 11
Pág. 12
Pág. 15
Conclusão Pág. 16
Bibliografia Pág. 17
Prólogo
Este trabalho foi elaborado com o intuito de melhorar os conhecimentos sobre os processos de moldação em areia existente.
Actualmente, e devido a evolução das novas tecnologias, existe um grande número de peças que são feitas através deste processo.
Objectivo
O objectivo deste trabalho consiste em descrever na íntegra os processos de moldação em areia. Este estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica e pesquisa na Internet.
Introdução a história da fundição
10 000 A.C - Descoberta dos metais (Au)
4 500 A.C - Nascimento da fundição
- Descoberta de Sn: material mais duro e mais útil
2 000 A.C - Egipto: utilização de cera perdida
(Investment Casting)
- Utilização da areia como material de moldação
1 000 A.C - China: primeiras peças obtidas em Fe
500 D.C - Índia: primeiras peças fundidas em aço
Séc.XIV - Fundição no mundo ocidental (objectos artísticos e armamentos)
Séc.XIX - Advento da Revolução Industrial
(moldação em areia verde e estudo das caixas de moldação)
Descrição sumária da fundição
A fundição é um processo tecnológico que consiste em obter peças com a forma final pretendida ou com forma aproximada da final, por vazamento de uma liga metálica fundida numa cavidade com forma adequada, próxima da forma fêmea de que se pretende obter. [1]
Como anteriormente referido, o objectivo fundamental da fundição é dar a forma adequada ao metal, vertendo-o na cavidade de um recipiente designado por molde, o qual tem a forma desejada, isto é, a forma da peça que se pretende obter. [2]
As peças fundidas podem variar desde fracções de centímetros e baixo peso até vários metros e várias toneladas. Este tipo de tecnologia tem sérias vantagens na produção de peças de forma complexa, peças com secções côncavas ou com cavidades internas, peças muito grandes e peças feitas a partir de materiais difíceis de maquinar. Devido a estas vantagens, a fundição é um dos mais importantes processos de produção.
Hoje em dia, é quase impossível desenhar qualquer peça que não possa ser fundida por qualquer tipo de tecnologia de fundição existente. Contudo, como em todas as técnicas de produção, os melhores resultados a baixo custo são atingidas se o projectista compreender as várias opções e desenhar as peças para serem utilizadas pelo processo mais apropriado e de maneira mais eficiente. Os vários processos de fundição diferem principalmente no material em que o molde é feito (areia, metal ou outros materiais) e no método do vazamento.
Fig. 1 – Fundição em areia verde
PROCESSOS DE MOLDAÇÃO EM AREIA
Introdução
A moldação é a peça que vai ser preenchida com metal para se obter a peça pretendida. Para suportar as elevadas temperaturas de vazamento do metal, a moldação tem de ser feita de um material refractário, que na maioria dos casos é areia.
Além da areia ser um material refractário, ela é também barata.
As moldações em areia são moldações não permanentes, uma vez que depois do vazamento, da solidificação e do arrefecimento do metal, destrói-se a moldação. A areia é geralmente recuperada, depois de limpa e seleccionada, voltando a utilizar-se noutras moldações.
As areias de moldação têm que comportar-se de um modo adequado ás diferentes fases que atravessam uma fundição durante o ciclo do seu processamento. Assim temos:
Moldação e transporte para o local de vazamento
Nesta fase importa que a areia seja moldável, ou seja, que seja fácil imprimir-lhe forma e que
...