Galvanoplastia
Por: silejar • 12/9/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 3.354 Palavras (14 Páginas) • 474 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ICET – INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
PROCESSO DE SOLDAGEM
SOROCABA
2015
Luciano da Silva Ramos RA: 844230-4
PROCESSO DE SOLDAGEM
Trabalho de Atividade Prática Supervisionada (APS), apresentado como exigência para composição de nota semestral, do curso de Engenharia de Controle e Automação, da Universidade Paulista.
SOROCABA
2015
Sumario
1. INTRODUÇÃO
2. DEFINIÇÃO DA SOLDA
3. EQUIPAMENTOS AUXILIARES
3.1 Reguladores de pressão
3.2 Manômetro de alta e baixa pressão
3.3 Válvula de segurança
3.4 Válvula do cilindro de oxigênio
4. MODOS DE OPERAÇÃO
4.1 Manual
4.2 Semiautomático
4.3 Mecanizado
4.4 Automático
5. REGIÕES DE UMA JUNTA SOLDADA
5.1 Soldagem por fusão
5.2 Análise de penetração da solda
6. PRINCIPAIS PROCESSOS DE SOLDAGEM
6.1 Solda por fusão
6.2 Solda por pressão
6.3 Solda oxiacetilênica
6.4 Solda a arco elétrico
6.5 Soldagem a arco elétrico com proteção gasosa - Solda MIG/MAG
6.6 Soldagem a arco elétrico com proteção gasosa (TIG)
7. Máquina robô cartesiano de solda
8. PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
8.1 Células de soldagem MIG/MAG
8.2 Principais Benefícios da soldagem MIG/MAG
9. CONCLUSÃO
10. REFERÊNCIAS
Sumário de figuras
Figura 1 – corpo de prova (Aço inox) 5
Figura 2 – Corpo de prova (Aço carbono) 5
Figura 3 – solda de Aço inox 5
Figura 4 – Solda de Aço carbono 5
Figura 5 – corte do material ( Aço Inox) 6
Figura 6 – Corte do material ( Aço Carbono) 6
Figura 7 – Zonas térmicas 9
Figura 8 - Visual da solda na peça 10
Figura 9 – penetração total e parcial da solda 10
Figura 10 - Amostra para medir penetração de solda 11
Figura 11 – Robô de solda 13
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho sobre o tema Soldagem iremos mostrar um trabalho voltado ao 6º semestre, onde fizemos pesquisa na indústria com entrevistas, abordando o conhecimento direto em apenas duas indústrias. Agora iremos abordar o que o mercador vem dizendo sobre o tema abordado.
Hoje as organizações vêm sofrendo transformações, devido às constantes mudanças de tecnologias, com os novos concorrentes e um mercado cada vez mais fechado, desta forma, as empresas do mercado brasileiro escolheram pela soldagem automatizada e mecanizada, onde com isso conseguem ser mais competitivas e trazendo para dentro de sua instituição novas técnicas e métodos para se fortalecerem e agregar valor a sua empresa através da redução de seus processos.
Este trabalho intentou o levantamento da concepção das indústrias e gestores da empresa em relação às vantagens e desvantagens da automatização da soldagem com os resultados obtidos, foi possível propor sugestões de melhorias com o intuito de aumentar o bem estar e os benefícios dos colaboradores, o que neste mesmo mercado competitivo se torna um diferencial.
Ao automatizar a soldagem busca-se reduzir custos e aumentar a eficiência. Não apenas para grandes atividades, mas para a organização como um todo.
A metodologia proposta para soldagem é um dos mais importantes processos de união de metais, tornando suas aplicações abrangendo todo o mercado desde a indústria automobilística, com pequenos componentes ou ate mesmo grandes maquinários e também na construção onde possa atingir os resultados esperados. A fusão dos aspectos teóricos com os práticos é que originam os subsídios necessários para o desenvolvimento da metodologia, tornando-a mais consistente, e bem fundamentados, evitando gerar danos e causar grandes prejuízos.
Para tal objetivo, o presente trabalho propõe uma metodologia bastante ampla e abrangente, que envolve todos os níveis de decisão da empresa no processo de mudança, visando alcançar a cooperação e a contribuição de todos, enriquecendo ainda mais, o processo de soldagem, mediante estas necessidades, a automatização da soldagem tem por objetivo trazer para as organizações a redução de custos, aumento de eficiência e o controle das atividades, além de fornecer meios para que a organização tenha foco em sua área de negócios.
...