Garrafa De Leyden
Trabalho Universitário: Garrafa De Leyden. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SamireMartins • 14/5/2014 • 294 Palavras (2 Páginas) • 828 Visualizações
A garrafa de Leiden (ou de
O dispositivo original era composto por uma garrafa de vidro com água no seu interior, com uma rolha perfurada por uma haste metálica que ficava em contato com a água. Quando a garrafa era segurada pela mão de um operador e a haste posta em contato com o terminal de uma máquina eletrostática, uma grande quantidade de carga elétrica era acumulada sobre as paredes da garrafa, com polaridades opostas dentro e fora. Se o operador então tocava a haste com a outra mão, recebia um forte choque elétrico causado pela repentina descarga da garrafa.
Logo se descobriu que a água não era necessária, e que era mais eficiente cobrir as paredes interna e externa da garrafa com folha metálica, deixando a folha interna em contato com a haste metálica.
A descoberta da garrafa de Leiden levou a grandes avanços na compreensão dos fenômenos elétricos, pois se passou a ter uma forma melhor de armazenar cargas elétricas significantes em pequeno espaço. Sua evolução levou aos capacitores usados em eletricidade e eletrônica atualmente.
Curiosidade[editar código-fonte]
Uma garrafa de Leiden com 111 pF de capacitância armazena tanta carga quanto uma esfera isolada com 2 metros de diâmetro, para a mesma tensão.
Este artigo sobre Eletricidade é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
.
Categorias: Componentes elétricosMáquinas eletrostáticas
Menu de navegação
Criar uma contaAutenticaçãoArtigoDiscussãoLerEditar código-fonteVer histórico
Página principal
Conteúdo destacado
Eventos atuais
Esplanada
Página aleatória
Portais
Informar um erro
Colaboração
Boas-vindas
Ajuda
Página de testes
Portal comunitário
Mudanças recentes
Manutenção
Criar página
Páginas novas
Contato
Donativos
Imprimir/exportar
Ferramentas
Noutras línguas
العربية
Беларуская
Български
Català
Čeština
Deutsch
English
Español
Suomi
Français
Gaeilge
...