TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geossinteticos

Projeto de pesquisa: Geossinteticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.003 Palavras (9 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Este trabalho trata dos Geossintéticos mais utilizados atualmente, bem como, de suas principais aplicações e contribuições para o meio ambiente.

Geossintéticos

Denominam-se Geossintéticos, segundo a (NBR 12553), todos produtos polímeros (sintéticos ou naturais), industrializados, cujas propriedades contribuem para melhoria de obras  geotécnicas.

Breve explicação sobre a história dos Geossintéticos

Os Geossintéticos surgiram como resposta a vários problemas tradicionais da engenharia civil, tais como estabilização e reforço de solos moles, a drenagem de solos e a impermeabilização de, por exemplo, reservatórios de água ou depósitos de produtos contaminantes.

Esta nova família de produtos é uma resposta eficiente e economicamente atrativa que oferece quando necessário, uma alta resistência mecânica, estabilidade química, e uma série de outras propriedades que a engenharia há tempos procurava.

Os materiais sintéticos, ao serem fabricados industrialmente, podem ter as suas propriedades físicas e químicas adaptadas às aplicações para as quais são produzidos, sendo constituídos por uma grande variedade de materiais e formas. Um aspecto muito importante destes produtos é que podem ser produzidos industrialmente por um custo bastante atraente, seja no valor inicial de aquisição ou indiretamente pela durabilidade maior do que a dos produtos alternativos. É exatamente devido a sua natureza sintética que esses produtos são indicados para serem utilizados em obras de terra onde há a exigência de um alto nível de durabilidade.

Principais aplicações dos Geossintéticos

Os Geossintéticos podem desempenhar uma ou mais das seguintes funções: reforço, filtração, drenagem, proteção, separação, impermeabilização e controle de erosão superficial.

Na maioria das vezes as obras que mais utilizam esses materiais são: aeroportos, ferrovias, rodovias, aterros, estruturas de contenção, reservatórios, canais e barragens.

Exemplos dessas aplicações:

Reforço estrutural de obras de terra principalmente taludes;

Impermeabilização de barragens, aterros sanitários e outros;

Proteção superficial contra erosão;

Separador de materiais como por exemplo em drenagens; e

Funcionando como filtro.

Principais funções (conforme definido pela NBR 12553/1999, em votação):

Função controle de erosão superficial - prevenção da erosão superficial de partículas de solo devido ao escoamento superficial de um fluído;

Função drenagem - coleta e condução de um fluido pelo corpo de um geossintético;

Função filtração - retenção do solo ou de outras partículas, permitindo a passagem livre do fluido em movimento;

Função barreira impermeabilizante - controle ou desvio de fluidos;

Função proteção - limitação ou prevenção de danos a elementos de obras geotécnicas;

Função reforço - utilização das propriedades mecânicas de um geossintético para a melhoria do comportamento mecânico de uma estrutura geotécnica.

Função separação - ação de impedir a mistura ou interação de materiais adjacentes.

Demonstração ilustrativa de algumas destas funções:

(G): 1) Proteção e controle de erosão; 2) Impermeabilização; 3) Filtração; 4) Reforço 5) Drenagem 6) Separação

Principais tipos de Geossintéticos

● Geotêxtil [GT]: produto têxtil bidimensional permeável, composto de fibras cortadas, filamentos contínuos, monofilamentos, laminetes ou fios, formando estruturas tecidas, não-tecidas ou tricotadas, cujas propriedades mecânicas e hidráulicas permitem que desempenhe várias funções numa obra geotécnica (definição de acordo com a NBR 12553/1999). Eles se subdividem em: Geotêxtil não-tecido, Geotêxtil tecido e Geotêxtil tricotado.

● Geotêxtil não-tecido [GTN]: composto por fibras cortadas ou filamentos contínuos, distribuídos aleatoriamente, os quais são interligados por processos mecânicos, térmicos ou químicos, dividindo-se basicamente em:

Agulhado [GTNa]: cujas fibras são interligadas mecanicamente, por processo de agulhagem;

Termoligado [GTNt]: cujas fibras são interligadas por fusão parcial obtida por aquecimento;

Resinado [GTNr]: cujas fibras são interligadas por meio de produtos químicos. (definição de acordo com a NBR 12553/1999).

● Geotêxtil tecido [GTW]: oriundo do entrelaçamento de fios, monofilamentos ou laminetes (fitas), segundo direções preferenciais de fabricação denominadas trama (sentido transversal) e urdume (sentido longitudinal).

● Geotêxtil tricotado [GTK]: oriundo do entrelaçamento de fios por tricotamento.

Principais Geossintéticos e suas funções

A cada ano são lançados novos tipos de Geossinteticos adequados às necessidades que surgem e para evitar problemas ambientais. Destacamos entre os principais Geossinteticos devido ao grande número de aplicações destes:

● Geotêxteis - Dentro do grande grupo dos Geotexteis- abrangindo todos as subdivisões pertencentes aos Geotêxteis não-tecido, Geotêxteis tecido e Geotêxteis tricotado- podem desempenhar as seguintes funções: reforço, filtração, drenagem, proteção, separação, controle de erosão e confinamento. As principais aplicações dos Geotêxteis são em filtros e em drenagens.

● Geogrelhas, Geobarras e Geotiras – São Geossintéticos que têm como função predominante o reforço.

Definições:

Geobarra: é um produto em forma de barra que tem por função principal o reforço.

Geogrelha: é um produto que possui sua estrutura em forma de grelha, com malha retangular ou quadrada, e têm por função

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com