Gerenciamento De Dados
Casos: Gerenciamento De Dados. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marseucarvalho • 11/10/2013 • 3.818 Palavras (16 Páginas) • 516 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
CAMPUS MARQUÊS
Gerenciamento Do DHCP
Dynamic Host Configuration Protocol
Disciplina: Sistemas Operacional Redes-Windows / Linux
Aluno: Helder Elias da Silva Saluvo
RA: A787FG0
NB1
Índice
Introdução 1
O que um servidor de protocolo DHCP pode fornecer 2
Componentes de servidor DHCP 3
Servidor de protocolo DHCP 3
Servidor MADCAP 3
Gerenciando um servidor de protocolo DHCP 4
Comandos Netsh para DHCP 4
Console DHCP 4
Tarefas administrativas comuns para DHCP 4
Instalando a função de servidor DHCP 5
Função do servidor DHCP: Configurando um servidor DHCP 5
Antes de começar 5
Desenvolvimento.......................................................................................................................6
Instalando o servidor DHCP 7
Configurando um endereço IP estático do servidor DHCP 7
Para configurar o IPv4 para endereçamento dinâmico 7
Para configurar o IPv6 para endereçamento dinâmico 8
Integrando DHCP com DNS 8
Mais sobre adição de escopos 10
Configurando escopos 10
Antes de adicionar escopos 10
Definindo o escopo 11
Definindo intervalos de exclusão 11
Criando escopos 11
Usando a regra 80/20 para escopos 11
Após a adição dos escopos 12
Definir intervalos de exclusão adicionais. 12
Criar reservas. 12
Ajustar as durações de concessão. 12
Configurar opções e classes a serem usadas com o escopo. 12
Conclusão....................................................................................................................................13
Introdução
Quando você implanta servidores de protocolo DHCP – Dynamic Host Configuration Protocol em sua rede, pode fornecer automaticamente endereços IP válidos a computadores clientes e outros dispositivos de rede baseados em TCP/IP. Além disso, pode fornecer os parâmetros adicionais de configuração necessários a esses clientes e dispositivos, chamados de opções DHCP, que permitem a conexão com outros recursos de rede, como por exemplo, servidores DNS, servidores WINS e roteadores.
O que um servidor de protocolo DHCP pode fornecer
DHCP é uma tecnologia de cliente-servidor que permite que os servidores de protocolo DHCP atribuam, ou concedam, endereços IP a computadores e a outros dispositivos habilitados como clientes DHCP. Com o DHCP, você pode fazer o seguinte:
• Conceder endereços IP por um tempo específico aos clientes DHCP e, em seguida, renovar automaticamente os endereços IP quando o cliente solicitar uma renovação.
• Atualizar automaticamente os parâmetros de cliente DHCP alterando uma opção de servidor ou escopo no servidor de protocolo DHCP, em vez de fazer isso individualmente em todos os clientes DHCP.
• Reservar endereços IP para computadores específicos ou outros dispositivos, de forma que eles sempre tenham o mesmo endereço IP e também recebam as opções DHCP mais atualizadas.
• Excluir endereços IP ou intervalos de endereços da distribuição feita pela servidor de protocolo DHCP, para que esses endereços IP e intervalos possam ser usados para configurar estaticamente os servidores, os roteadores e outros dispositivos que exigem endereços IP estáticos.
• Fornecer serviços DHCP para várias sub-redes, se todos os roteadores entre o servidor de protocolo DHCP e a sub-rede para a qual deseja fornecer serviço estiverem configurados para encaminhar mensagens DHCP.
• Configurar o servidor de protocolo DHCP para executar serviços de registro de nome DNS para clientes DHCP.
• Fornecer atribuição de endereços multicast a clientes DHCP baseados em IP.
Componentes de servidor DHCP
Os principais componentes do DHCP permitem que você implante um servidor DHCP e um servidor MADCAP (Multicast Address Dynamic Client Allocation Protocol).
O MADCAP tem suporte no IPv4 somente. O servidor DHCPv6 não oferece suporte para MADCAP.
Servidor de protocolo DHCP
Todos os computadores e outros dispositivos da rede TCP/IP devem ter um endereço IP para que a rede funcione corretamente. Os endereços IP podem ser configurados manualmente em cada computador ou você pode implantar um servidor de protocolo DHCP que atribua automaticamente concessões de endereço IP a todos os clientes DHCP da rede.
A maioria dos sistemas operacionais clientes busca uma concessão de endereço IP por padrão, assim, não é necessária nenhuma configuração no computador cliente para implementar uma rede habilitada para DHCP; a primeira etapa é implantar um servidor de protocolo DHCP.
Antes de o servidor de protocolo DHCP fornecer concessões de endereço IP para clientes, entretanto, deve ser definido um intervalo de endereços IP no servidor de protocolo DHCP. Esse intervalo, conhecido como escopo, define uma única sub-rede física na rede para a qual os serviços DHCP são oferecidos. Assim, por exemplo, se houver duas sub-redes, o servidor de protocolo DHCP deverá ser conectado a cada uma delas e você deve definir um escopo para cada sub-rede. Os escopos
...