Gestao Ambiental
Artigo: Gestao Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suelenmv • 27/5/2014 • 4.133 Palavras (17 Páginas) • 255 Visualizações
Relatório sobre a poluição atmosférica Apesar da pesquisa e debates desenvolvidos nesta atividade, antes mesmo de fazê-lo todos estavam familiarizados com o tema “poluição atmosférica”, todos os dias os meios de comunicação relatam e denunciam práticas ilegais por organizações desenvolvidas.
A busca eminente por soluções ambientais demonstra que o assunto traz muita preocupação e receio aos meios competentes e a consequência de tanta poluição agora mais do que nunca nos afetam diretamente, pois sentimos essas consequências diariamente através de mudanças climáticas drásticas por exemplo.
Experiências nunca vividas antes passam a fazer parte da nossa realidade, São Paulo uma cidade que é conhecida por seu clima ameno com eventuais chuvas e calor suportável, nas últimas semanas teve uma surpresa inesperada, uma chuva de gelo caiu sobre a metrópole fazendo com que todo o chão ficasse envolto de gelo, a quantidade de granizo foi tão grande que foram retirados com ajuda de maquinas toneladas de gelo, os paulistas estavam se sentindo em meio a neve, nunca na história uma cidade com as condições climáticas de São Paulo presenciou tal acontecimento.
As geleiras, locais severamente frios sofrem degelo diariamente, e tem como consequência um local inseguro, rios e lagos transbordados, um pequeno aumento de temperatura em um local improvável causa desequilíbrio em massa, com consequências devastadoras.
Quando o ar fica poluído, aumenta a concentração de substâncias químicas que são extremamente prejudiciais à nossa saúde e portanto causa intoxicações, alergias e doenças crônicas.
Os principais causadores da poluição atmosférica são industrias de papel, queimadas de florestas, desmatamento e motores de veículos, estes liberam na atmosfera um gás incolor e inodoro, o monóxido de carbono, esta substancia quando em contato com a hemoglobina se liga formando um composto que impede o transporte de oxigênio pelo organismo, dificultando a oxigenação podendo causar até mesmo o óbito, além das partículas que ficam suspensas e tornam o ar pesado, poluído.
O fenômeno do efeito estufa vem aumentando a temperatura em nosso planeta causando desiquilíbrio, camada de gases poluentes na atmosfera bloqueia a dissipação de calor, desta forma o calor fica retido transformando o nosso clima. Prevê-se que o nível da agua seja elevado o que ocasionara o alagamento em ilhas e litoral, muitas espécies animais poderão ser
extintas e maremotos acontecerão frequentemente.
O ambiente finalmente está respondendo as agressões que vem sofrendo por milhares de anos, mas já era de se esperar como a natureza continuaria a mesma com tantas mudanças a sua volta?
Se pararmos para analisar, quanto mais o ser humano se afasta da natureza mais prejudica a si próprio, esta interação com o meio é fundamental, antigamente quando a população vivia no campo esses problemas eram inexistentes, o ser humano vivia da natureza e portanto a respeitava, analisando a obra em conjunto pode-se concluir que a solução para nossos problemas será regredir, voltar para traz, ter a vida que se vivia antes, até onde vale a pena o conforto e comodidade se tudo o que existe acabar? Com toda a certeza é um assunto a se pensar, mas devem ser pensados rapidamente, visto que, nosso tempo se torna escasso a cada dia
Carta de ações preventivas de combate à poluição
Jacareí,18 de maio de 2014
Ilustre departamento de meio ambiente,
Viemos por meio desta apelar por sua atenção para que comecem a olhar ao redor de nossa cidade, ao invés de gastarem tanto dinheiro construindo Educa Mais que são sim importantes mas não a única necessidade, nossos recursos precisam ser distribuídos de forma adequada e justa, por favor tomem um cuidado especial a nossa qualidade de vida. Esta carta de modo algum foi formulada com o intuito de provocar ou instigar vossas senhorias.
O fato é que ainda hoje existem pessoas que vivem sem saneamento básico, em meio a detritos, as diversas fabricas que aqui estão estabelecidas não param de poluir, se alguma denúncia é feita essas são ignoradas e esquecidas.
Não seria justo se apenas reclamássemos de sua gestão, faz jus parabeniza-los pelo excelente trabalho realizado com o lixão que em nossa cidade existia, apesar de o fim dos lixões para a implantação de aterros sanitários ser uma ordem decretada e vinda de cima, o trabalho realizado nesse segmento foi fenomenal, o aterro sanitário implantado em nossa cidade pode ser tomado como exemplo por diversas metrópoles. Além do adequado aterro sanitário, as cooperativa criada para a coleta e separação de material reciclado foi uma boa implantação.
Só porque o trabalho com o aterro foi importante não significa que devam parar por ai, nem todos os bairros possuem o sistema de coleta seletiva, criar soluções é importante mas revolucionar e melhorar os projetos é impreterivelmente necessário.
A coleta de pilhas é um problema que está sendo solucionado por meio de empresas privadas uma iniciativa admirável, porém não nos parece justo que toda essa responsabilidade lhes sejam entregues, visto que os impostos pela população pagos diariamente são depositados em suas mãos, portanto postos de coleta por parte da prefeitura e do setor ambiental deveriam ser implantados.
O óleo usado possui um lugar especial em nossa preocupação, pois o descarte indevido deste
ácido graxo pode inutilizar litros e litros de água no rio Paraíba do sul, além de penetrar no solo e contaminar o lençol freático. Atitudes responsáveis como a coleta dessa substância evita a poluição e alavanca a economia local, o óleo vegetal pode ser reaproveitado para diversos fins como fabricação de sabões, ração e reninas para tintas por exemplo.
Novamente apelamos por favor procurem cuidar da nossa sobrevivência, parem de superfaturar obras e comecem a inserir educação ambiental nas escolas e proporcionar soluções plausíveis.
Gratos,
Alunos da faculdade Anhanguera campus Jacareí, turma de Engenharia Mecânica.
PS: esperamos ansiosamente sua resposta não através de uma carta mas sim com atitudes e soluções que desejamos presenciar todos os dias.
Ação ambiental solidária
Na nossa cidade em uma bairro afastado a empresa
...