TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glossário De Petroleo E Gás

Seminário: Glossário De Petroleo E Gás. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Seminário  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 7

A

ÁGUA DE INJEÇÃO: água injetada em reservatório, com o objetivo de forçar a saída do petróleo da rocha-reservatório, deslocando-o para um poço produtor. Este método é conhecido como "recuperação secundária", e é empregado quando a pressão do poço torna-se insuficiente para expulsar naturalmente o petróleo.

B

BENTONITA: é uma argila coloidal composta principalmente por montmorilonita que incha em contato com umidade. A bentonita é a base essencial da maioria das lamas de perfuração e transfere para a lama propriedades tais como o tioxotrópico formador de gel que não é corrosivo, não abrasivo e lubrificante.

BLOCO DE COROAMENTO – conjunto de 4 a 7 polias montadas em um eixo suportado por dois mancais de deslizamento,fica apoiado na parte superior do mastro ou torre por onde passam os cabos de aço (cabo de perfuração).

BROCAS: são equipamentos que têm a função de promover a ruptura e desagregação das rochas ou formações.

BROCAS SEM PARTES MÓVEIS: não possuem partes móveis e rolamentos o que diminui a possibilidade de falhas destas brocas. Os tipos principal são: integral de lâminas de aço, diamantes naturais e diamantes artificiais (PDC/TSP).

BROCAS COM PARTES MÓVEIS - são brocas que possuem 1 a 4 cones. Elas possuem uma estrutura cortante e rolamentos.

C

CABEÇA DE INJEÇÃO: é através da cabeça de injeção que o fluido de perfuração é injetado no interior da coluna de perfuração . Este equipamento faz também a interface entre os equipamentos rotativos e os equipamentos estacionários da sonda de perfuração.

CABEÇA DE POÇO: é constituída de diversos equipamentos que permitem a ancoragem e vedação das colunas de revestimento na superfície. Os equipamentos são: a cabeça de revestimento,

o suspensor,o carretel de revestimento, a cabeça de produção e o carretel de perfuração.

CABEÇA DE PRODUÇÃO: é um carretel que possui a capacidade de impedir a passagem de pressões altas.

CABO DE PERFURAÇÃO: é um cabo de aço trançado em torno de um núcleo ou alma. O cabo proveniente do carretel é passado e fixado em uma âncora,onde se encontra um sensor que mede a tensão no cabo. Ele segue para o sistema bloco-catarina e posteriormente é enrolado e fixado no tambor do guincho.

CABEÇA DE REVESTIMENTO: tem a finalidade de sustentar os revestimentos intermediários e de produção, de propiciar vedação e acesso a estes, e de servir de base para a instalação dos demais elementos da cabeça de poço e preventores.

CARRETEL DE PERFURAÇÃO: é um equipamento com duas saídas laterais que recebem as linhas de controle do poço: kill line e choke line.

CARRETEL DE REVESTIMENTO: é semelhante à cabeça de revestimento, possuindo ainda duas saídas laterais para acesso ao espaço anular e um alojamento para assentamento do suspensor de revestimento.

COLUNAS DE PERFURAÇÃO: a coluna de perfuração é responsável por transferir energia à broca,em forma de rotação e peso aplicados, à broca no fundo do poço. Os principais componentes da coluna são os comandos, os tubos pesados e os tubos de perfuração.

COMANDOS: são elementos tubulares fabricados emaço forjado que têm como função principal fornecer peso à broca e prover rigidez à coluna , permitindo melhor controle da trajetória do poço.

CATARINA : conjunto de 3 a 6 polias móveis que fica suspensa pelo cabo de perfuração e possui em sua extremidade inferior um alça onde é preso gancho. O cabo de perfuração passa alternadamente pela polias do bloco de coroamento e polias da catarina formando um sistema com 8 a 12 linhas passadas.

E

ELEVADOR: é o equipamento utilizado para movimentar elementos tubulares. Tem a forma de um anel bipartido em que as duas partes são ligadas por uma dobradiça resistente,contendo um trinco especial para seu fechamento.

ESTALEIRO: é o local onde são dispostas todas as tubulações (comandos, tubos de perfuração, revestimentos, etc.) de maneira a facilitar o seu manuseio e transporte.

F

FLUÍDOS DE PERFURAÇÃO: são fluidos utilizados durante a perfuração de poços de petróleo. São misturas complexas de sólidos, líquidos, produtos químicos e gases. Podem ser a base de água, óleo e ainda à base de ar. Dentre os fluidos mais utilizados destaca-se: a bentonita e o polímero adicionado de cloreto de potássio em solução aquosa entre outros. Os fluidos de perfuração possuem as funções de transportar os cascalhos do fundo do poço para a superfície; exercer pressão hidrostática sobre as formações, de modo a evitar influxos ou perda de fluido; resfriar e lubrificar a coluna de perfuração e a broca.

G

GANCHO: o gancho consiste de um corpo cilíndrico com um sistema interno para amortecer os golpes causados pela movimentação das cargas. É o elemento deligação da carga aosistema de polias (catarina).

GUINCHO: é o elemento que movimenta o cabo,sendo por isso responsável pela movimentação vertical das tubulações no poço.

K

KELLY: é um comando que transmite a rotação da mesa rotativa à coluna de perfuração através

da seção poligonal de seu corpo.

KICK: é a invasão dos fluidos da formação para dentro do poço. Ocorre quando a hidrostática do fluido de perfuração fica menor que a pressão do reservatório. A condição acima pode ser provocada por: perfuração não prevista de zonas com pressão anormalmente alta; lama cortada por gás; não abastecimento do poço durante as manobras (TRIP TANK) e pisoteio.

L

LAMA:fluido de perfuração,formado por argila,geralmente bentonitas.

M

MASTRO: é uma estrutura treliçada ou tubular que ,após ser baixada pelo guincho da sonda, é subdividida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com