Gtttt
Casos: Gtttt. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: natthhy • 4/12/2014 • 1.537 Palavras (7 Páginas) • 1.521 Visualizações
1. Leia abaixo. Como funciona a percepção dos sons e dos ruídos?
I. Só ouvimos quando estamos acordados.
II. Percebemos todos os sons do ambiente, os quais vêm de todas as direções e se afunilam para dentro
do ouvido.
III. A experiência auditiva busca sempre identificar a natureza dos sons que ouvimos e de onde eles
provêm.
IV. Como fechamos os olhos, podemos também fechar os ouvidos.
V. A preocupação básica do cérebro, ao ouvir qualquer coisa, é saber de onde vem o ruído.
2. Leia abaixo. Quais são algumas das principais inovações da música do século XX?
I. Foi no século XX que a música passou a integrar, além dos sons, também os ruídos.
II. As mudanças na vida urbana, nas tecnologias e nos processos de produção industrial influenciaram
o crescimento das orquestras, que passaram a integrar mais instrumentos de percussão para produzir
ruídos.
III. No século XX, a música pastoril e os noturnos foram substituídos pelos sons de máquinas e do cotidiano.
IV. Poetas e pintores não seguiram essa tendência, pois as máquinas agora faziam parte da vida.
V. O que se denomina paisagem sonora passou a integrar sons musicais e não musicais.
3. Na arte da música estão envolvidos
I. a criatividade do compositor.
II. a construção de instrumentos.
III. a dedicação e o estudo do intérprete.
IV. o ouvinte.
V. a impressão de partituras
4. A propagação do som ocorre por meio das ondas sonoras, sendo que pessoas e animais as percebem por diferentes mecanismos. Nesse sentido, quais são as alternativas corretas?
I. As ondas sonoras são como as ondas do mar: podemos vê-las.
II. O ouvido grande captura e concentra as ondas sonoras.
III. As aranhas escutam com os pelos.
IV. O ouvido médio transmite as ondas ao nervo auditivo.
V. O ouvido interno converte as informações em sinais elétricos e os envia ao cérebro.
1. Quais são as fases do processamento eletrônico do som e de que aparelhos precisamos para isso?
• I. São três os aspectos do processamento eletrônico do som: captação, amplificação e reprodução.
II. O gerenciamento de dados é importante para a criação da música nos idiofones.
III. Os amplificadores recebem os sinais captados pelos microfones e usam sinais elétricos para ampliar
os sons.
IV. Alto-falantes participam do processo de reprodução do som.
V. Os microfones captam o som.
Assim como existem formas na arquitetura e na pintura, existem também as formas musicais, que são como modelos de estrutura a partir dos quais os comp
• I. forma musical é a reunião orgânica de melodias, ritmos, harmonias e outros elementos sonoros.
II. existem apenas algumas formas musicais e todos os compositores são obrigados a se adequar a
elas.
III. a repetição de ideias ou a oposição de contrastes em uma composição ajudam a dar forma a ela.
IV. ao ouvirmos uma música, podemos distinguir vários elementos contrastantes.
V. o concerto é uma composição instrumental em que há um diálogo entre um ou vários instrumentos
e toda a orquestra.
São corretas:
• I, II, IV e V.
• I, III, IV e V.
• III, IV e V.
• II, IV e V.
1. Podemos representar a música graficamente?
• I. É impossível "escrever" a música, pois ela é um fenômeno sonoro que passa.
II. A música, apesar de ser um fenômeno da audição, pode ser também representada por meio da grafia.
III. Uma partitura é a representação gráfica de uma peça musical e pode ser lida por todos aqueles que conheçam os símbolos e códigos usados.
IV. Uma partitura serve para que uma pessoa possa tocar ou cantar uma música que outra escreveu.
V. A música pode ser grafada de muitas maneiras, inclusive por riscos, pontos e manchas.
São corretas:
• II, III, IV e V.
• I e IV.
• II e V.
• I, III, IV e V.
2. Quando ouvimos uma música,
• I. podemos distinguir muitos detalhes.
II. podemos imaginar histórias e personagens.
III. podemos distinguir coisas novas e diferentes ou nos lembrar de coisas que já conhecemos.
IV. nunca podemos distinguir o que o compositor imaginava, pois a música é uma linguagem indecifrável.
V. podemos imaginar que estamos ao mesmo tempo dentro e fora de um livro, de um quadro ou de uma música.
São corretas
• todas as alternativas.
• apenas as alternativas I, II, III, e
...