Guarulhos Casas para férias
Relatório de pesquisa: Guarulhos Casas para férias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucasmeris • 28/9/2014 • Relatório de pesquisa • 1.125 Palavras (5 Páginas) • 465 Visualizações
Relatório 3
Eletricidade 1 Prática
Nome:João Lucas Meris Flausino Nº126253x
Nome: Claudio Augusto de Morais Nº 126233-5
Nome: Jocelino Lima Nº126249-1
Guarulhos
2012
JOÃO LUCAS MERIS FLAUSINO
CLAUDIO AUGUSTO DE MORAIS
JOCELINO LIMA
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Automação industrial do Instituto Federal de São Paulo para a disciplina de Eletricidade 1.
Prof. Alexandre
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬-_____________________________________________________________________________
Guarulhos
2012
INTRODUÇÃO
O estudo dos problemas que envolveram os circuitos elétricos simples, permite-nos determinar valores de tensões e correntes em vários componentes como também determinarmos valores específicos e caracterizastes de dispositivos incógnitos.Entretanto, no caso de circuitos mais complexos, que constituem redes elétricas, a solução de valores de tensão, corrente e determinados dispositivos fica mais trabalhosa.As Leis de Kirchhoff formam a base de toda a teoria de redes elétricas que, para uma análise mais ampla e geral, apresenta vários teoremas gerais como, por exemplo, de Norton,Thevenin, Superposição, etc.Trataremos exclusivamente, aqui, das Leis de Kirchhoff aplicadas a circuitos lineares resistivos.
ALGUMAS DEFINIÇÕES
De um modo geral, os circuitos elétricos não se apresentam de maneira simples mas sob aspecto de redes elétricas.Rede elétrica é qualquer associação de bipolos elétricos, ativos ou passivos, interligados de formas quaisquer, por meio de malhas elétricas.A figura 5 mostra uma rede elétrica, que é constituída por malhas, ramos e nós.Figura – Exemplo de rede elétrica
Primeiros devemos esclarecer o conceito de nó, ramo e malha. Um ramo é uma parte do circuito elétrico composta por um ou mais dispositivos em série, enquanto um nó é a intersecção de dois ou mais ramos. Uma malha é qualquer parte do curcuito onde os ramos formam um caminho fechado para a corrente elétrica.
Agora que sabemos o que são nós, ramos e malhas, começaramos
A soma de toda a energia fornecida ao circuito pelo gerador é consumida no circuito, ou seja, há conservação de energia.
E essas são as leis de Kirchhoff. Com elas é possível analisar circuitos como o abaixo, onde somente as leis de ohm e de joule não seriam suficientes para permitir a análise. Nesses circuitos, onde há mais de uma fonte de geração de energia, as Leis de Kirchhoff são uma ferramenta muito útil e indispensável para o técnico em eletrônica.
Agora temos mais uma ferramenta disponível para analisar e estudar os circuitos eletrônicos que estão por vir.
Leis de Kirchhoff
Primeira lei de Kirchhoff
i1 + i4 = i2 + i3
As Leis de Kirchhoff são assim denominadas em homenagem ao físico alemão Gustav Kirchhoff (1824 - 1887).
Leis de Kirchhoff para circuitos elétricos
Formuladas em 1845, estas leis são baseadas no Princípio da Conservação da Energia, no Princípio de Conservação da Carga Elétrica e no fato de que o potencial elétrico tem o valor original após qualquer percurso em uma trajetória fechada (sistema não - dissipativo).
2ª Lei de Kirchhoff (Lei das Tensões ou Lei das Malhas)
A soma algébrica da d.d.p (Diferença de Potencial Elétrico) em um percurso fechado é nula. Ou seja, a soma de todas as tensões (forças electromotrizes) no sentido horário é igual a soma de todas as tensões no sentido anti-horário, ocorridas numa malha, é igual a zero.
De acordo com o enunciado
Observação: Neste caso . As leis de Kirchhoff são baseadas no eletromagnetismo e só são válidas quando o tamanho da oscilação eletromagnética é muito maior que as dimensões do circuito.
Características do circuito em série
O circuito em série apresenta três características importantes:
1. Fornece apenas um caminho para a circulação da corrente elétrica;
2. A intensidade da corrente é a mesma ao longo de todo o circuito em série;
3. O funcionamento de qualquer um dos consumidores depende do funcionalmente dos consumidores restantes.
Segunda Lei de Kirchhoff ou Lei das Malhas
Esta lei é chamada de Lei das Malhas, pois em um circuito elétrico é possível existir um conjunto de elementos de circuito que constitui um percurso fechado. Vejamos a ilustração abaixo:
Malha ABCD
A segunda Lei de Kirchhoff afirma que percorrendo uma malha num certo sentido, partindo e chegando ao mesmo ponto, a soma algébrica das d.d.p. é nula.
Lista de materiais
Multimetro
Resistores
2k2, 1k , 470Ω .
3 Fontes de alimentação de
6
...