Hergonomia
Por: Alexandre Mariano • 27/9/2015 • Trabalho acadêmico • 302 Palavras (2 Páginas) • 250 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
– UNIDADE VILA MARIANA
Ergonomia e Segurança do Trabalho
ALEXANDRE DA SILVA MARIANO
RA:1299121522
NR 17 na construção civil
SÃO PAULO – SP
2015
Na construção civil grande número dos trabalhadores atuam em situações de risco, e praticando trabalho pesado. A Ergonomia é aplicada justamente para prevenir e diminuir os riscos causados em determinadas obras e projetos.
Inserindo precauções ergonômicas no ambiente de trabalho dos profissionais da construção civil, pode-se prevenir inúmeros imprevistos e garantir a efetividade do trabalho, e visar uma melhor produtividade. Sendo a ergonomia um estudo entre a relação do homem com o trabalho, este por sua vez terá mais alivio físico e psicológico referente as suas funções e prioridades.
Mesmo a construção civil sendo um dos setores mais considerados na economia brasileira, esta é uma das áreas que menos se preocupa com a saúde e segurança do trabalhador. É correto afirmar que as construtoras, órgão públicos e outras influencias nessa área mantem a atenção em aparentar que as medidas de segurança e qualidade de trabalho dos operários são de perfeita qualidade. Um grande exemplo seria as catástrofes e acidentes durante a construção de novas rotas de transportes e reforma dos estádios da copa de 2014, foram rapidamente esquecidas e não levadas com a seriedade necessária.
Sendo a construção civil um setor que reúne um grande número de contingentes para mão de obra, e a maioria não possui uma formação acadêmica essencial. Devido a isso um bom treinamento e clareza na distribuição de funções é a melhor escolha na hora de impor uma administração correta para com estes trabalhadores.
A NR 17 é a norma que visa fiscalizar e subsidiar métodos de que visam melhorar as condições do trabalho e a produtividade, diminuindo os riscos e padronizando métodos ergonômicos no ambiente de trabalho.
...