História Da Eletrecidade
Artigo: História Da Eletrecidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rubiana23 • 12/5/2014 • 2.922 Palavras (12 Páginas) • 553 Visualizações
OBJETIVO
Mostrar a evolução da eletricidade desde os tempos antigos até os tempos atuais, e sua influência na construção da humanidade, sendo necessária e de suma importância na vida de todos. A eletricidade é importante desde pequenas tarefas caseiras até grandes experimentos tecnológicos e científicos.
JUSTIFICATIVA
Conforme já descrito na introdução deste trabalho, a evolução nas aplicações da eletricidade é de suma importância para a humanidade, onde conseguimos adquirir os benefícios diante desta longa jornada na história da elétrica.
Neste contexto, o trabalho proposto deve contribuir mostrando a importância da evolução da eletricidade e seus benefícios para a sociedade, expondo a utilidade de cada experimento, de cada passo a frente que a história alcançou até os dias atuais.
SUMÁRIO
Introdução____________________________________________________ 6
O Início de tudo_______________________________________________ 7
Idade média__________________________________________________ 7
O eletromagnetismo___________________________________________ 8
Benjamin Franklin_____________________________________________ 9
Fatos que contribuíram pra o entendimento dos fenômenos elétricos e eletromagnéticos______________________________________________ 9
Primeiro acidente da história da eletricidade_______________________ 10
A eletricidade no Brasil_________________________________________ 10
Do nano ao Super, cheio de energia______________________________ 11
Capacitores e supercapacitores__________________________________ 11
Eletolitro sólido_______________________________________________ 11
Carro-bateria__________________________________________________ 12
Conclusão____________________________________________________ 13
Referências___________________________________________________ 14
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa mostrar a evolução da eletricidade ao longo dos anos, mostrando sua importância e algumas aplicações, deste importante instrumento de desenvolvimento das tecnologias e sua aplicabilidade no mundo atual, além da suma importância para a humanidade, de tal forma que é quase que impossível imaginar o mundo sem a eletricidade.
Desde que começamos a utilizar os seus benefícios, vários estudiosos desenvolveram e ainda desenvolvem seus trabalhos em torno da energia elétrica, proporcionando assim a evolução e a descoberta de novas aplicações em várias coisas simples do cotidiano até complexos trabalhos, e dessa forma através destes experimentos podemos usufruir dos confortos proporcionados pelas tecnologias que utilizam em sua maioria a eletricidade como base.
Enfim, a eletricidade é extremamente importante e indispensável no mundo atual, sendo cada vez mais necessário o estudo de tal, para que assim possam ser desenvolvidos mais experimentos e futuramente mais aplicações.
O Início de tudo
Tudo começou em Tessalonik na Grécia onde foi encontrada a pedra que deu origem a ciência do eletromagnetismo. Esta pedra, denominada “magnetita”, nome derivado da antiga denominação daquela área, foi identificada pela primeira vez por Lucretius em 100 a.C. Segundo escritos da antiguidade, Lucretius relatou: “… o ferro pode ser atraído por uma pedra que os Gregos chamaram Magneto pela sua origem, porque é originária das terras dos Magnésios, habitantes da Magnésia em Thessaly”. Lucretius não sabia que aquela pedra era a mesma utilizada para a confecção do ferro, razão pela qual foi extinta com o tempo, devido à produção em larga escala e sem controle daquele produto.
A diferença da magnetita encontrada na Grécia das demais regiões, daquele pequeno universo grego era que a pedra daquela região estava sujeita a uma alta incidência de raios, que foram os responsáveis pela magnetização brusca (devido a sua alta corrente) do material. Este tipo de magnetização brusca de alta intensidade aproveita uma propriedade da magnetita, denominada “histerese”, a qual retém um campo magnético residual, denominado campo magnético “remanente”, quando a fonte é desligada, produzindo o que denominamos de imã permanente”.
O imã permanente é muito utilizado nos dias de hoje em diversas aplicações, como nas caixas acústicas, nos brinquedos, nos motores e geradores elétricos. Estes imãs são artificiais, isto é, são produzidos utilizando-se de ligas de materiais derivados da magnetita e de outras substâncias “excitados” por altas correntes produzidas por geradores elétricos que tentam simular as condições do raio.
A idade média
A idade média promoveu o maior atraso tecnológico da humanidade. Se a liberdade de expressão e pensamento fosse praticada na idade média, o homem chegaria à lua em 969, isto é, mil anos antes do acontecido. Apesar do magnetismo não ter sido afetado pelas pressões da igreja, como ocorreu com a cosmologia, pouca gente se interessou por esta ciência até o século XIII. O primeiro registro desta época vem de Bartolomeu, “o inglês” o qual definiu que: “ …esta espécie de pedra devolve marido às viúvas e aumenta a elegância e charme do orador. Misturado ao mel cura febre, catapora…. ” tratando-se da primeira tentativa de aplicar o magnetismo ao tratamento medicinal.
Oito de fevereiro de 1269 é considerada a data do aparecimento do primeiro artigo científico da humanidade. Neste dia, Pierre de Magnicourt (ou Pedro Pelegrino), engenheiro da armada de Charles d’Anjou escreveu a seu amigo de armada Sygerus de Foucaucourt descrevendo
...