TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da criptografia

Artigo: História da criptografia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Artigo  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 5

HISTÓRIA DA CRIPTOGRAFIA.

Por ser uma ciência matemática e não computacional, a criptografia é muito anterior aos computadores, e assim sendo sua aplicação já existe há séculos na história da humanidade.

Um exemplo foi o modelo criptográfico chamado de Júlio Cypher, criado por Júlio César, na época do Império Romano. Como os meios de comunicação eram muito limitados, nesta época se usava um cavalo rápido e um mensageiro para o envio de mensagens no campo de batalha.

Entretanto, sempre se corria o risco de o mensageiro ser interceptado, e com isso o conteúdo das mensagens, crucial para a batalha, cair nas mãos do inimigo.

Júlio César criou um algoritmo que consistia e, deslocar as letras da mensagem três posições para a direita de forma a torna-la em sentido para quem fosse ler, seguindo a regra da figura representada em seguida. Assim a mensagem ATACAR ficaria transformado em DWDFDU. A descriptração da mensagem consistia em deslocar novamente para a esquerda as três posições.

Figura- Cifragem de Júlio César.

Este mecanismo, embora muito simples, foi efetivo por algumas décadas nas comunicações do império, principalmente porque poucas pessoas na época sabiam ler.

Outro exemplo de aplicação militar foi durante a Segunda Guerra Mundial. A Alemanha nazista desenvolveu um sistema criptográfico que se baseava em um equipamento mecânico para a criação de mensagens criptografadas que eram enviadas por ondas de radio para os U-Boats, submarinos alemães que atuavam no Atlântico Norte.

Cada submarino possuía o mesmo equipamento que utilizavam para descriptografar as mensagens quando um dos submarinos alemães foi interceptado com equipamento intacto. Certamente este foi um dos fatos que alteraram o rumo da Segunda Guerra Mundial.

(ALEXANDRE FERNANDES, redes de computadores 7ª EDIÇAO-2010)

• Criptografia Clássica.

Podemos dizer que o uso da criptografia é tão antigo quanto a necessidade do homem em esconder a informação. Muitos pesquisadores atribuem o uso mais antigo da criptografia conhecido aos hieróglifos usados em monumentos do Antigo Egito (cerca de 4500 anos atrás). Diversas técnicas de ocultar mensagens foram utilizadas pelos gregos e romanos.

A criptografia pré-computacional era formada por um conjunto de métodos de substituição e transposição dos caracteres de uma mensagem que pudessem ser executados manualmente (ou até mesmo mentalmente) pelo emissor e pelo destinatário da mensagem. O surgimento de máquinas especializadas e, posteriormente, dos computadores ocasionou uma significativa evolução das técnicas criptográficas.

FIGURA- bastão reconstruído dos gregos antigos, a Cítala era utilizada para envio de mensagens secretas.

• Criptografia Moderna.

A era da criptografia moderna começa realmente com Claude Shannon, possivelmente o pai da criptografia matemática. Em 1949 ele publicou um artigo Communication Theory of Secrecy Systems com Warren Weaver. Este artigo, junto com outros de seus trabalhos que criaram a área de Teoria da Informação estabeleceu uma base teórica sólida para a criptografia e para a criptoanálise. Depois disso, quase todo o trabalho realizado em criptografia se tornou secreto, realizado em organizações governamentais especializadas (como o NSA nos Estados Unidos). Apenas em meados de 1970 as coisas começaram a mudar.

Em 1976 aconteceram dois grandes marcos da criptografia para o público. O primeiro foi a publicação, pelo governo americano, do DES (Data Encryption Standard), um algoritmo aberto de criptografia simétrica, selecionado pela NIST em um concurso onde foi escolhido uma variante do algoritmo Lucifer, proposto pela IBM. O DES foi o primeiro algoritmo de criptografia disponibilizado abertamente ao mercado.

O segundo foi a publicação do artigo New Directions in Cryptography por Whitfield Diffie e Martin Hellman, que iniciou a pesquisa em sistemas de criptografia de chave pública. Este algoritmo ficou conhecido como "algoritmo Diffie-Hellman para troca de chaves" e levou ao imediato surgimento de pesquisas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com