História da fresadora
Artigo: História da fresadora. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Natymts • 18/10/2014 • Artigo • 519 Palavras (3 Páginas) • 965 Visualizações
A fresadora teria sido inventada em 1818, pelo norte-americano Eli Whitney, para a fabricação de peças para rifles. Os EUA estavam em guerra civil e Eli queria fornecer para o governo 10000 armas em um prazo de apenas 2 anos. Esta fresadora não dispunha de motor. O movimento do eixo árvores era conseguido através do giro de um volante que trabalhava sobre um parafuso com rosca-sem-fim.
Em 1820, o também norte-americano Robert Johnson adaptou a roda de um moinho d'água ao eixo árvore da fresadora para que conseguisse um trabalho mais produtivo. A força da água movia a grande roda que, através de algumas correias e polias levava o movimento até o eixo árvore da máquina.
Em 1848 a “Robbins e Lawrence”, fez uma fresadora mais robusta e precisa. Esta fresadora tinha guias e barramentos, além de um sistema com manivelas com fusos e porcas, bem parecido com o utilizado nas fresadoras atuais. Já havia inclusive um cabeçote vertical que possibilitava uma gama maior de trabalhos e o movimento era conseguido através de moinhos ou motores à vapor.
Em 1862, o engenheiro Joseph R. Brown, inventou a primeira fresadora universal. Ele é o fundador de uma das mais importantes fábricas de máquinas operatrizes existente até hoje, a "Brown e Sharpe". No final do século XIX, a empresa “Brown e Sharpe” já fabricava fresadoras com uma rica gama de acessórios. Ele acrescentou à fresadora o aparelho divisor, alavancas para trocas de velocidade e rotação e a maioria dos acessórios que conhecemos hoje em dia. Esta fresadora inventada por Joseph é praticamente a mesma que é encontrada nas oficinas e no comércio dos dias atuais, existem apenas algumas mudanças estruturais para que as fresadoras modernas sejam mais resistentes e precisas.
A partir da década de 70, com o aparecimento do CNC, as fresadoras ganharam muita rapidez eficiência qualidade no trabalho. Hoje em dia, com o auxílio do computador, estas máquinas conseguem realizar a usinagem de praticamente qualquer peça. Para você ter idéia do poder desta máquina, observe no vídeo abaixo a fresagem de uma peça com formato de uma face por uma fresadora CNC.
A ferramenta que é utilizada na fresadora utilizada na fresadora chama-se fresa, ela é mais antiga do que a própria fresadora. Ela recebe este nome porque teria sido utilizada pela primeira vez na Espanha, em uma furadeira. Esta primeira fresa teria o corpo com formato parecido com o de um morango, ela possua alguns entalhes, que eram os responsáveis por corta o material e se pareciam com os carocinhos que existem nesta fruta. Como morango em espanhol escreve-se fresa, esta é a origem do nome da ferramenta e mais tarde da máquina.
A maioria das fresa utilizadas hoje em dia são feitas de aço rápido, mas existem algumas que são fabricadas de aço ao carbono, mas na ponta recebem pastilhas de metal duro. As fresas de aço rápido podem ser afiadas em máquinas apropriadas. Já as fresas com pastilhas de metal duro na ponta precisam apenas ter suas pastilhas trocadas quando as mesmas perdem o corte.
Abaixo temos um vídeo muito interessante que mostra como é fabricada uma fresa de aço rápido
...