História do SGBD
Artigo: História do SGBD. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 2/6/2014 • Artigo • 380 Palavras (2 Páginas) • 848 Visualizações
História do SGBD
Surgiram na década de 70, antes destes, as aplicações usavam sistemas de arquivos do sistema operacional para armazenar suas informações. Na década de 80 a tecnologia de SGBD relacional passou a dominar o mercado, e atualmente utiliza-se praticamente apenas ele.Outro tipo notável é o SGBD Orientado a Objetos, para quando sua estrutura ou as aplicações que o utilizam mudam constantemente.
O que é SGBD?
Sistema de Gerenciamento de Bando de Dados ou simplesmente SGBD, é um conjunto de programas que permite manipular uma base de dados, seu principal objetivo é facilitar a interação do usuário com uma base de dados complexa de forma a mostrar relações entre tabelas e suas características alem de garantir a integridade da base de dados.
Não quero utilizar um SGBD e daí?
Você corre sérios riscos de:
Redundância não controlada de dados: Não há gerência automática da redundância, o que leva a inconsistência dos dados devido a re-digitação de informações.
Dificuldade de extração de informações: os dados são projetados para atender aplicações especificas gerando dificuldades para o cruzamento de informações.
Dados pouco confiáveis e de baixa disponibilidade.
Ta mais porque devo utilizar um SGBD?
Alem de não cair nos erros citados acima, você tem todas essas vantagens:
Dicionário de dados (Data Dictionary): Descreve os dados e suas relações em forma conceitual e independente de seu envolvimento nas diversas aplicações. Fornece referências cruzadas entre os dados e as aplicações.
Linguagem de definição de dados (DDL – Data Definition Language): Descreve os dados que estão armazenados no BD. As descrições dos dados são guardadas em um “meta banco de dados”.
Linguagem de acesso (DML – Data Manipulation Language): Usada para escrever as instruções que trabalham sobre a base de dados, permitindo o acesso e atualização dos dados pelos programas de aplicação. Geralmente integrada com a DDL.
Linguagem de consulta (QUERY): Permite que o usuário final, com poucos conhecimentos técnicos, possa obter de forma simples, informações do BD.
Utilitários administrativos: Programas auxiliares para carregar, reorganizar, adicionar, modificar a descrição do BD, obter cópias de reserva e recuperar a integridade física em caso de acidentes.
E quais as principais característica de um SGBD?
Um princípio básico em BD determina que cada item de dado deverá ser capturado apenas uma vez e então armazenado, de modo que possa tornar disponível para atender a qualquer necessidade de acesso a qualquer momento. Alguns pontos importantes são:
...