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História do teclado e sintetizador

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Por:   •  1/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  321 Visualizações

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Índice

ÍNDICE 2

HISTÓRIA DO TECLADO E SINTETIZADOR 3

INICIAÇÃO AO TECLADO 7

ACORDES E SUA SIMBOLOGIA 15

INTERVALOS 16

PARTITURA, FIGURAS OU VALORES 18

DURAÇÃO 23

NOTAS DE MEIO TEMPO 26

LIGADURA 27

PONTO DE AUMENTO E DIMINUIÇÃO 28

SISTEMA DE NOTAÇÃO UNIVERSAL 30

COMPASSOS 32

ANDAMENTO MUSICAL 36

ESTUDOS DAS ESCALAS 36

FORMAÇÃO DE ACORDES NO TECLADO 39

TOCANDO COM AS DUAS MÃOS 43

ACORDES MAIORES E MENORES 46

ACORDES COM BAIXO EM OUTRA NOTA 52

A IMPORTÂNCIA DO ENCORE NO TECLADO 54

FUNÇÕES DO TECLADO 56

EQUIPAMENTOS PARA TRABALHAR COM O TECLADO 58

DICAS FUNDAMENTAIS PARA SEU APRENDIZADO 59

TABELAS DOS ACORDES MAIS USADOS 62

LIGANDO SEU TECLADO NO COMPUTADOR 66

10 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O TECLADO 67

USANDO SUA TÉCNICA NO TECLADO 69

MÉTODO RÁPIDO E FÁCIL PARA SAIR TOCANDO 71

MÚSICAS CIFRADAS PARA TECLADO 73

CONCLUSÃO 104

História do Teclado e Sintetizador

Antes de começarmos a abordar todos os assuntos referentes ao Teclado, vamos faz uma abordagem introdutória sobre a história dele, para que vocês amantes, do teclado eletrônico, possam conhecer mais a fundo o instrumento que irá predominar em seus estudos.

O teclado é um dos instrumentos mais utilizados atualmente, por causa da sua grande flexibilidade e diversas finalidades no mundo da música. Com um simples teclado pode-se dispensar o acompanhamento básico de outros componentes de um grupo musical (baterista, guitarrista, contrabaixista, etc.)

O teclado é dividido em 4 tipos: Sintetizadores, Teclados com acompanhamento automático, Workstations, Pianos digitais e Controladores.

Os Sintetizadores são os mais usados atualmente. É um instrumento que possui vários timbres (sons) que na qual podem ser editados (alteração de freqüências, modulação, efeitos, etc.), com isso criando novos timbres (sons).

Os Teclados com acompanhamento automático, São teclados que possuem vários estilos musicais (pop, jazz, rock, balada, samba, bossa nova, dance, e muitos outros), onde pode-se criar e modificar outros estilos, acompanhados por parte rítmica (bateria), baixo, strings, cordas (violão, guitarra), metais (trompete, trombone, etc.), bem como ainda pode-se sintetizar estes timbres (sons).

Os Workstations, são teclados mais complexos, que envolve síntese de sons e sequenciadores para composição, arranjos de partes musicais ou peças musicais completas, e ainda possuem a capacidade de síntese de timbres (sons).

Os Pianos digitais, São teclados com várias teclas (76,88), que possuem vários timbres de piano, gran piano, piano elétrico, cravo, etc..

Os Controladores são teclados com várias teclas (76,88), na maioria das vezes não possuem timbres, que tem a finalidade de controlar outros instrumentos digitais através de MIDI (comunicação entre instrumentos digitais), controla uma bateria eletrônica, computadores, módulos de som, etc..

Como já dissemos, o tipo de teclado mais usado entre os músicos no momento é o sintetizador. Vamos se basear nele para que você fique por dentro sobre sua história. Um bom sintetizador pode imitar sons da natureza tais como o canto de pássaros, vento, trovões, etc; imitar todos os instrumentos musicais acústicos e elétricos como os de uma orquestra sinfônica (ou mesma de uma guitarra elétrica) e pode simular sons de helicópteros , carros, ruídos, virtualmente quase qualquer som.

Obviamente o sintetizador definitivamente proporcionou à música um enfoque criativo muito grande pois muitos músicos e técnicos desenvolveram sons novos até então, além da imaginação.

Pode-se dizer que 3 pessoas foram responsáveis pela popularidade deste instrumento :

Robert A. Moog - pode-se dizer que foi o inventor do sintetizador . Fundou a Moog Music Inc. no final dos anos 60 , fabricante dos sintetizadores Moog.

Wendy Carlos - foi responsável pela primeira obra musical - totalmente executada em um sintetizador Moog - a obter sucesso comercial com o Lp ´´Switched on Bach (1968). Trazia obras de Johann Sebastian Bach e foi aclamado pela crítica e público, inclusive pelo controvertido pianista Glenn Gould. Wendy Carlos procurou não imitar qualquer instrumento de orquestra. Reformulou todos os timbres. Posteriormente foi responsável pela trilha sonora dos filmes "A Laranja Mecânica" e "O Iluminado", ambos de Stanley Kubrick.

Keith Emerson - Integrante do grupo de rock progressivo inglês "Emerson , Lake & Palmer". Foi o primeiro a usar o "Moog" no rock , inclusive ao vivo , nos palcos. O próprio inventor, Robert Moog, o desaconselhou devido a instabilidade na afinação do instrumento e a dificuldade de se mudar rapidamente os timbres.

Os Moog mais sofisticados eram os "modulares". Os módulos de criação de sons podiam ser adquiridos conforme a necessidade, contudo o preço era muito alto, acima dos U$ 10.000,00 , e muito complicado de se operar. Podiam chegar ao tamanho de uma parede e os módulos eram interligados com cabos , como os de uma telefonista.

A Moog Music resolveu lançar um sintetizador mais barato e fácil de se operar , certamente sacrificando sua flexibilidade. Surgia o "Minimoog" que foi provavelmente o sintetizador

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