Hytime E SGML
Dissertações: Hytime E SGML. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kimberlyfa • 8/3/2015 • 245 Palavras (1 Páginas) • 270 Visualizações
OS PRINCÍPIOS DE SGML
“Standard Generalized Markup Language, ou simplesmente SGML, é uma metalinguagem criada há aproximadamente 30 anos como um esforço para se definir uma linguagem de marcas para a representação de informações em texto” (Edwards, 1997). A linguagem foi reconhecida como um padrão ISO (8879) em 1986. SGML não é um conjunto predeterminado de marcas, e sim uma linguagem para se definirem quaisquer conjuntos de marcas, uma linguagem autodescritiva; cada documento SGML carrega consigo sua própria especificação formal, o Data Type Document (DTD), apresentado mais adiante.
O DTD é uma espécie de gramática formal criada a partir da notação Extended Backus-Naur Form (EBNF), que define como as marcas devem ser interpretadas, quais as regras que restringem o uso de cada marca nos diferentes contextos do documento e, até mesmo, quando relevante for, a ordem em que as marcas devem aparecer no documento. Resumindo, SGML é uma linguagem para definir outras linguagens, ou ainda uma linguagem para conceber DTDs, tipos de documentos.
HYTIME
Hypermedia/Time-based Document Structuring Language (Em português, padrão para representação estruturada de hipermídia e informação baseada em tempo), conhecido por HyTime é uma linguagem de marcação que é uma aplicação do SGML.
Um documento HyTime é visto como um conjunto de eventos concorrentes dependentes de tempo (áudio, vídeo, etc.), conectados por webs ou hiperlinks.
O padrão HyTime é independente dos padrões de processamento de texto em geral. Ele fornece a base para a construção de sistemas hipertexto padronizada, consistindo de documentos que aplicam os padrões de maneira particular.
...