TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADO PELA IMPLANTAÇÃO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO NO BRASIL

Por:   •  6/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  6.717 Palavras (27 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 27

RAILTON SANTOS DE SOUZA

IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADO PELA IMPLANTAÇÃO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO NO BRASIL

GOIÂNIA – GO

2015

RAILTON SANTOS DE SOUZA

IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADO PELA IMPLANTAÇÃO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO NO BRASIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Araguaia – Unidade Bueno, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Ambiental.

Orientadora: Profª Dr.ª Martha Nascimento Castro

GOIÂNIA – GO

2015

IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADO PELA IMPLANTAÇÃO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO NO BRASIL[1]

Railton Santos de Souza[2]

Martha Nascimento Castro [3]

RESUMO

As linhas de transmissão são empreendimento que podem causar grande impactos ambientais, dependendo do local e da tensão, que afetam o meio ambiente e a população próxima a linha.  Esse tipo de empreendimento vem crescendo cada vez mais no Brasil, devido ao grande aumento populacional. Nesse trabalho de pesquisa, foram identificados os principais impactos ambientais causados pela implantação de uma linha de transmissão no Brasil e em seguida foi mostrado as medidas recomendada para os respectivos impactos. Foram identificados impactos que afetam elementos do meio físico; biótico e socioeconômico. No meio físico identificou-se o Início e/ou aceleração de processo erosivo, Interferência com área de patrimônio arqueológico e cultural, alteração da rede drenagem, carreamento de sólidos, aumento da turbidez e assoreamento de corpo d’água e o impacto visual. No meio biótico encontrou-se a fragmentação de áreas de vegetação nativa, aumento da pressão sobre as áreas legalmente protegidas, perda de habitat pela fauna terrestre, afugentamento de fauna, aumento na pressão de caça e a ocorrência de acidentes com avifauna e com quirópteros. No meio socioeconômico identificou-se aumento do conhecimento cientifico sobre a região, expectativa da população quanto ao empreendimento e seus efeitos ao meio ambiente, melhoria / implantação do fornecimento de energia elétrica, dinamização de atividades econômicas e na arrecadação municipal, aumento do tráfego de veículos / embarcações, geração de campos elétricos e magnéticos nas proximidades da LT e efeito corona, interferências no cotidiano da população, restrições ou impedimentos ao uso da terra, perda de áreas produtivas e benfeitorias, pressão sobre a infraestrutura de serviços essenciais e a desvalorização dos imóveis.

Palavras-chave: Torre de Transmissão; Linha de Alta Tensão; Energia Elétrica

  1. INTRODUÇÃO

A ciência e tecnologia têm aprimorado cada vez mais os bens e serviços disponíveis para a população, melhorando em muito a qualidade de vida de cada cidadão. Esse progresso pode ser diretamente relacionado com o crescimento populacional.      

Muitas vezes esse crescimento vem acompanhado de impactos em vários setores como o financeiro, social, cultural e ambiental. No Brasil não é diferente, o resultado do Censo 2010 indica 190.732.694 pessoas para a população brasileira em 1º de agosto, data de referência. Em comparação com o Censo 2000, ocorreu um aumento de 20.933.524 pessoas (IBGE, 2015).

As cidades por sua vez, abrigam cada vez mais populações maiores, e desejosas do conforto proporcionado pelo progresso material e pelo consumo de produtos, bens e serviços modernos, normalmente demandantes de energia como os eletrodomésticos. Em síntese as populações em geral buscam conforto moderno que para ser alcançado demanda cada vez mais energia em suas mais distintas e diversas formas, devido a esse aumento de consumo da energia e como o Brasil dispõe de uma grande de geração de energia elétrica, cresce cada vez mais a construções de Linhas de Transmissão (LT) no País, e junto com esse crescimento, também aumenta os Impactos Ambientais devido a essas construções (RIPPEL et al. 2006).

Assim o presente estudo vem explorar o campo da problemática envolvendo os impactos ambientais, causados pela implantação de trechos de LT de energia elétrica no Brasil. Esses impactos são causados principalmente pela supressão da vegetação nativa da região, muitas vezes em Área de Preservação Permanente (APP), e também por causa da passagem dessas linhas em terras particulares ou próxima de algumas residências que acaba gerando conflito com esses moradores. Esses impactos poderiam ser minimizados fazendo um melhor estudo da região, escolhendo um melhor trajeto para passagem dessas linhas e também um pouco de compreensão da comunidade existente nessas regiões.

A contratação de uma equipe multidisciplinar, junto com os estudos ambientais, monitoramento, realização medidas mitigadoras e programa ambientais, são medidas que diminui os Impactos Ambientais causados por esse tipo de empreendimento.  

Quando a implantações das LT ocorrem sem levantamento completo dos prováveis impactos, sem planejamento, sem medidas mitigadoras e programa ambientais, os impactos podem ser irreversíveis, trazendo com isso transtornos e prejuízos não só para o meio ambiente mais também para as pessoas diretamente e indiretamente afetadas pela implantação da LT.

O objetivo deste trabalho de pesquisa é detectar os principais tipos de impactos ambientais sobre o meio físico, meio biótico e o meio socioeconômico causados pela implantação de uma linha de transmissão de energia elétrica no Brasil.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1.  Metodologia

O trabalho foi realizado através da pesquisa bibliográfica e documental. Foram pesquisados livros eletrônicos, monografias, artigos científicos que tratam sobre linha de transmissão no Brasil e sites na internet pertencentes à organização governamental, que divulgam textos e dados relacionados com a temática abordados no presente trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.2 Kb)   pdf (394.5 Kb)   docx (634.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com